Entender o que é o conceito ESG e colocá-lo em prática na sua empresa pode fazer toda diferença na forma como ela é vista pela sociedade e por investidores
Cada vez mais as empresas adotam práticas ESG em suas gestões.
Afinal, ter responsabilidade social e sustentabilidade como premissas na administração faz com que sua empresa seja bem-vista pela sociedade, pelos consumidores, pelos fornecedores, pelos colaboradores e principalmente pelos investidores.
O ESG é um conjunto de boas práticas e padrões para que uma empresa ou instituição pense muito além do campo financeiro, aliando lucro e propósito.
De acordo com texto publicado no site do Pacto Global, segundo relatório da PwC, até 2025, 57% dos ativos de fundos mútuos na Europa estarão em fundos que consideram os critérios ESG, o que representa US$ 8,9 trilhões, em relação a 15,1% no fim do ano passado.
Além disso, 77% dos investidores institucionais pesquisados pela PwC disseram que planejam parar de comprar produtos não ESG nos próximos dois anos.
No Brasil, fundos ESG captaram R$ 2,5 bilhões em 2020 – mais da metade da captação veio de fundos criados nos últimos 12 meses. Esse levantamento foi feito pela Morningstar e pela Capital Reset.
Por isso, o Blog da Alelo separou uma lista de livros para te inspirar a utilizar ou aprimorar as técnicas de ESG na sua empresa. Bora ler?
1 – Vamos falar de ESG?: Provocações de um pioneiro em sustentabilidade empresarial
Este livro reúne os melhores artigos de Ricardo Voltolini sobre o tema ESG. O autor, que por muitas vezes foi uma voz solitária no mercado sobre o tema, agora compartilha seu conhecimento para que empresas, de forma rápida, se adequem às técnicas de ESG.
Na obra, também é possível encontrar análises feitas por Voltolini durante o período de pandemia de Covid-19.
Fato é que a sustentabilidade empresarial, que o autor sempre falou, agora está em alta.
2 – O poder transformador do ESG: Como alinhar lucro e propósito
A executiva e autora Paula Harraca, que já tem mais de 25 anos de experiência, mostra no livro os 7 Cs da competitividade consciente: causa, cultura organizacional, colaboradores, clientes, capital, comunidade e competitividade estratégica.
Esses 7 Cs funcionam como direcionadores estratégicos para que gestores consigam entregar resultados permanentes e relevantes, independentemente do setor.
O livro ensina como aplicar essa abordagem ao negócio de forma natural e prática para ter sucesso e se destacar dos desafios do amanhã.
3 – Introdução ao ESG: meio ambiente, social e governança corporativa
Neste livro, o autor Augusto Cruz utiliza os sete capítulos para instigar o leitor a pesquisar e utilizar as técnicas de ESG na empresa em que atua, de modo a contribuir para uma transformação do mundo em um lugar melhor para viver.
Com conceitos e princípios, Augusto Cruz fala também de boas práticas partindo do conceito de marketing social e da má prática do “greenwashing”.
4 – ESG – A Referência da Responsabilidade Social Empresarial
Nesta obra, os autores Newton dos Anjos e Ricardo Calcini reúnem 60 artigos de diversos profissionais com experiência em temas que envolvem as práticas do Environmental, Social and Governance (ESG).
Com isso, o leitor é apresentado a uma visão de Responsabilidade Corporativa Empresarial e terá perspectivas diferentes sobre o tema, o que o ajudará a começar a compreender o que de fato é ESG.
5 – ESG: Novas Tendências Do Direito Ambiental
Neste livro, estão reunidos grandes nomes do Direito Ambiental da Espanha e do Brasil. Os capítulos tratam de assuntos variados e relevantes ligados ao Compliance Ambiental e Critérios ESG, com destaque nacional.
O livro ajuda a refletir sobre ESG, visto que as discussões socioeconômicas têm ganhado relevância.
6 – ESG Uma visão plural
Paulo Romaro e Francisco Antonio Serralvo, em parceria com convidados, mostram a complexidade que o tema Environmental, Social and Governance (ESG) pode ter. O livro, que conta com 11 capítulos, mostra a diversidade de abordagens que o ESG pode ter.
A obra faz um debate profundo sobre impactos que podem surgir na humanidade, na natureza e na sociedade de modo geral, tanto no presente quanto no futuro, caso não haja uma gestão sistêmica.
Também é possível ler cada um dos 11 capítulos de forma independente.
Agora é só escolher um deles para começar. E lembre-se: mais importante do que ler, é colocar em prática aquilo que se aprende.
Boa leitura!