Na hora de começar a malhar muita gente fica com a mesma dúvida: fazer exercícios com muito peso, mas com poucas repetições, ou pouco peso e mais repetições? Segundo nosso embaixador, Marcio Atalla, tudo depende do seu objetivo!

“O nosso corpo vai se adaptar a cada estímulo. Para cada estímulo, ele vai ter um tipo de resposta. Então, sempre vai depender do objetivo que a pessoa tem“, explica o preparador físico. Por exemplo, se você faz musculação com o objetivo de ganhar massa muscular e ficar mais forte, o ideal é apostar em maior peso e menos repetições.

Mas, se o objetivo deste exercício for para ganhar resistência muscular, deixar o corpo mais definido, sem ganhar muito volume, o ideal é que você faça mais repetições com menos carga.

“A regrinha que vale para ficar mais forte, ganhar massa muscular é menos repetições-mais carga. Agora, se você quer dar aquela definida e preservar a massa muscular, a regra é mais repetições-menos carga”, indica Atalla.

E os exercícios aeróbicos na academia?

Já no caso do exercício aeróbico, que é o mais indicado para quem quer emagrecer, você também pode ter os dois tipos de estímulos. É possível fazer um treino mais moderado, de maior duração em alguns dias e, em outros, fazer treinos mais curtos e muito mais intensos.

A vantagem desses treinos mais curtos e mais intensos é que eles vão acelerar o metabolismo pós-treino. Ou seja, depois do treino você vai ter uma queima calórica maior, o que contribui para o emagrecimento.

Resumindo, se você faz exercícios aeróbicos, o melhor é combinar os dois treinos. Já na musculação, depende do seu objetivo. “Tem que adequar o treino com o seu objetivo”, aconselha Atalla.

Mas atenção ao aumentar as séries e cargas de treino! Tudo tem que ser feito de forma gradual. A dica do nosso preparador físico é fazer uma série leve de aquecimento e depois partir para o treino que é apropriado para o seu objetivo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.