Muita gente não sabe, mas a farinha de tapioca ou goma é feita de mandioca. E como esse alimento caiu no gosto de muita gente, vamos usar o portal para esclarecer algumas dúvidas. Confira no blog da Alelo!
Tapioca é melhor do que pão?
Os dois alimentos são boas fontes de carboidrato e por isso fornecem energia ao nosso corpo. Mas, diferentemente dos pães, a tapioca contém praticamente apenas este nutriente, o que a torna pouco nutritiva, apesar de menos calórica. Já os pães apresentam proteínas e fibras, principalmente na versão integral.
Muito se fala também sobre a ausência de glúten na tapioca. Isso é verdade, mas como já falamos por aqui, esta deve ser uma preocupação apenas para aquelas pessoas que têm alguma restrição alimentar, como os portadores de doença celíaca. Para os demais, restringir o glúten da alimentação não trará nenhum benefício adicional!
Sendo assim, como cada um tem características específicas, o melhor mesmo é escolher de acordo com a sua preferência, adequar à sua rotina e sempre que possível variar para desfrutar dos diferentes sabores de uma alimentação saudável.
É verdade que tapioca ajuda a emagrecer?
Você já viu algumas vezes por aqui que nenhum alimento específico será responsável pelo ganho ou perda de peso e que na verdade, o mais importante é o balanço energético ao final do dia. Então, a tapioca pode ajudar no emagrecimento se estiver inserida em uma rotina alimentar equilibrada e favorável a perda de peso.
É claro que substituir alimentos calóricos como bolos e biscoitos recheados pela tapioca pode ser interessante, mas se as demais escolhas não forem boas, os números na balança podem até subir.
Além disso, é importante ficar atento aos recheios, que podem aumentar e muito a quantidade de gorduras, açúcares e valor calórico da tapioca. Por isso, prefira recheios de frutas, legumes, queijo branco e carnes magras, como frango e atum.
Qual o melhor horário para consumir tapioca?
A tapioca pode ser incluída em qualquer horário do dia, desde que esteja em equilíbrio com as demais refeições. Muita gente costuma consumir no café da manhã ou nos lanchinhos intermediários, já que seu perfil nutricional se encaixa muito bem nestas ocasiões. Consumir antes de se exercitar também é uma boa! Mas, se quiser inseri-las eventualmente no almoço ou jantar, recomendamos que crie receitas de acordo com a sua preferência e que combinem com itens de outros grupos alimentares para que sua refeição fique completa. Um bom exemplo é a tapioca recheada com frango e tomate e acompanhada de salada de folhas verdes, cenoura e grão de bico. Delicioso, nutritivo e equilibrado!
Além de todas essas possibilidades, muita gente tem dúvida se a tapioca pode ser uma opção saudável de sobremesa. Sim, esta é uma opção, mas é importante que o valor calórico dessa delícia seja considerado no total para que não haja excessos no final do dia. E cuidado com os recheios, hein?
E a crepioca, qual o benefício?
A crepioca é outra preparação que chegou com tudo! Com um nome super diferente que remetem ao ingrediente base, que é a própria tapioca, o alimento ganha um acréscimo de leite ou ovo. Com essa nova receita, a preparação fica mais parecida com um crepe e ao mesmo tempo mais nutritiva, ganhando um aporte interessante de proteínas e até mesmo de algumas vitaminas e minerais. Assim como a tapioca, vale ficar atento na escolha dos recheios. Arrisque-se na cozinha e experimente!