O sucesso de uma empresa passa pela qualificação e pela motivação da equipe de trabalho e uma das missões dos profissionais de RH é buscar as melhores ferramentas para isso. Nesse sentido, os cartões subsídios se apresentam como uma boa solução. Você já conhece essa modalidade?

Esse cartão é vantajoso para a empresa, que consegue oferecer benefícios para a equipe de forma prática e segura, e também para o trabalhador, que tem a flexibilidade de utilizá-lo quando precisar.

Quer saber mais sobre os cartões subsídios? Acompanhe a leitura, entenda como eles funcionam e quais são os diferenciais!

O que são cartões subsídios?

Os cartões subsídios foram criados para facilitar o dia a dia de trabalhadores e empregadores. Eles permitem a oferta de benefícios de maneira prática e adequados às características e ao orçamento da empresa. Além disso, essa função segue a nova legislação da CLT.

A reforma trabalhista, que entrou em vigor em 2017, concede maior flexibilidade na concessão de diversos auxílios, entre eles saúde, farmácia, alimentação e combustível. Outro ponto importante é que ela esclarece que os valores com esses subsídios não integram o salário dos trabalhadores, ou seja, não há incidência de encargos trabalhistas e previdenciários.

Essa modificação é vantajosa para a empresa, pois não haverá implicações financeiras sobre a oferta de benefícios e ela ainda poderá oferecer os subsídios mais adequados aos seus objetivos e ao perfil da equipe de trabalho.

Acompanhando a nova legislação e as necessidades do mercado, a Alelo conta com um cartão multibenefícios — uma solução em que é possível unir diferentes auxílios em um único cartão e ainda disponibilizar uma antecipação salarial para atender as demandas dos colaboradores.

Dessa forma, se a empresa deseja oferecer um benefício para compras em farmácias, por exemplo, poderá estipular um limite para esse subsídio no cartão Alelo Multibenefícios e o que ultrapassar esse valor será descontado em folha sem juros ou taxas.

A pesquisa Hábitos Financeiros dos Brasileiros, realizada pela Alelo e Ibope Conecta em 2017, mostrou que alguns dos principais gastos do orçamento doméstico são alimentação, moradia e medicamentos. Diante disso, os cartões subsídios permitem que os funcionários consigam arcar com essas e outras despesas de forma mais rápida e prática.

Quais as principais vantagens dessa modalidade?

Oferecer benefícios aos colaboradores apresenta diversas vantagens para a organização. Uma das principais é a motivação da equipe de trabalho, o que contribui com a produtividade e com os resultados do negócio.

Além disso, a estratégia representa maior qualidade de vida para os trabalhadores e para as famílias deles e também pode ser uma excelente ferramenta para atrair e reter talentos.

Os benefícios podem ser disponibilizados de diferentes formas, em cartão alimentação, refeição, vale cultura, cartão combustível etc. A principal vantagem dos cartões subsídios, ou cartão multibenefícios, é a possibilidade de incluir os valores referente aos auxílios em um só local. Abaixo, explicamos melhor quais são as vantagens desse formato!

Flexibilidade para o uso

Um dos principais diferenciais é a ampla rede credenciada. O cartão Alelo Multibenefícios, por exemplo, é aceito em mais de 500 mil estabelecimentos, entre eles estão: supermercados, açougues, padarias, restaurantes, clínicas médicas, farmácias, cinemas e teatros.

Dessa forma, o colaborador poderá utilizar o benefício de acordo com as suas necessidades, e com o limite que for definido pela área de RH, sendo positivo para arcar com despesas médicas, de alimentação, de lazer, entre outras.

Possibilidade de antecipação salarial

Além de ser útil para o subsídio de alimentação, farmácia, etc, o cartão Alelo Multibenefícios permite a antecipação salarial. O valor e o prazo de pagamento são estipulados pelo RH e o colaborador pode utilizar o cartão em toda a rede credenciada. O montante gasto será descontado automaticamente da folha de pagamento.

Esse benefício é bastante atrativo para os profissionais, que têm a oportunidade de pagar as despesas em dia e de forma mais prática, evitando taxas e juros.

Facilidade para a gestão dos benefícios

Outra vantagem do cartão multibenefícios é a facilidade de fazer a gestão dos subsídios oferecidos em um único local. Dessa forma, a área responsável consegue verificar o que foi gasto pelos funcionários de maneira otimizada.

Essa vantagem ainda se estende aos colaboradores, que poderão conferir os gastos do mês e o prazo para renovação pelo site ou app Meu Alelo.

Descontos em estabelecimentos

Quando a empresa opta por disponibilizar esse cartão aos seus funcionários também permite que eles tenham acesso a um programa de descontos em farmácias. Assim sendo, o profissional poderá adquirir medicamentos com até 85% de desconto em todo o país.

Os gastos com medicamentos representam um valor considerável no orçamento doméstico e essa quantia tende a aumentar em famílias com idosos. Por isso, esse tipo de desconto se torna atrativo para os trabalhadores.

Além disso, o colaborador passa a fazer parte do Clube Alelo com parceiras em diversos estabelecimentos de compras, lazer, educação, bem-estar, entre outros.

Como adquirir?

Essa modalidade de cartão pode complementar o pacote de benefícios da organização, contribuindo com a motivação e a valorização da equipe de trabalho.

Contudo, por se tratar de um cartão que permite a antecipação salarial, a seleção dos profissionais, ou cargos, que receberão o benefício fica a critério da organização.

Para ter o cartão em sua empresa você deve entrar em contato com a equipe de atendimento e solicitar uma proposta de acordo com os objetivos da companhia e o número de funcionários.

Os cartões subsídios são uma forma prática de oferecer auxílios aos seus colaboradores e resultam em uma maior satisfação, produtividade, qualidade de vida e bem-estar. Além disso, eles facilitam a gestão dos subsídios e otimizam as tarefas da área de RH.

Quer contar com essa modalidade de cartão em sua empresa? Entre em contato e solicite mais informações sobre o cartão Alelo Multibenefícios!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.