Não é segredo que o desempenho de sua empresa dependerá do desempenho de sua gestão de pessoas. Mas o desafio para muitas empresas é como gerenciar seu pessoal para que sejam focados, produtivos e comprometidos com a causa. Por isso, conheça os principais pilares da gestão de pessoas.

Qual é a função da gestão de pessoas?

Os sistemas empregados para gerenciar pessoas afetam o funcionamento total de uma organização e, portanto, precisam ser seguidos como peças de quebra-cabeça, sem perder de vista o quadro geral. Juntos, esses aspectos da gestão de pessoas formam a cultura dentro da organização e levam a uma experiência do funcionário que atrai e retém o talento certo.

Quais são os principais pilares da gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é definida como um conjunto de práticas que abrangem os processos ponta a ponta de aquisição, otimização e retenção de talentos, ao mesmo tempo que fornece suporte contínuo para o negócio e orientação para os funcionários de uma organização.

Conhecimento

A gestão precisa ter a experiência e o conhecimento para tomar decisões rápidas e fundamentadas que contribuirão para que a organização tenha sucesso na competição em seu setor. Por esse motivo, alguns dos melhores gestores são encontrados internamente, com experiência em vários níveis da empresa.

Liderança

Costuma-se presumir que as pessoas nascem como líderes ou seguidores, mas isso está longe da verdade, e boas habilidades de liderança podem ser aprendidas. No entanto, a gestão precisa ter os relacionamentos certos com sua equipe. Não há problema em um gerente ser amigo de sua equipe, contanto que ele ainda seja capaz de liderá-los e tomar decisões difíceis com as quais nem todos concordam.

Cuidados

A boa gestão cuida de seus funcionários, seja fornecendo os recursos certos para lidar com tarefas específicas ou organizando uma equipe para participar de cursos relevantes que os ajudem a ter um melhor desempenho em seu trabalho. Os gerentes fornecem a estrutura e a motivação para ajudar todos a alcançar seu potencial.

Comunicação

Bons gestores precisam ser capazes de se comunicar com seus superiores e até mesmo com um estagiário. Compreender como se comunicar de forma clara e eficaz com a equipe sobre atualizações e mudanças de projetos é uma habilidade-chave que a gestão deve possuir.

Determinação

Seja para decidir sobre um local para um evento de formação de equipe ou decisões de negócios em grande escala, a gestão precisa ser capaz de tomar decisões rápidas e fortes que sejam lógicas e justificadas. Uma boa gestão precisa ser capaz de defender essa decisão.

O que é uma boa gestão de pessoas?

As estratégias de gestão de pessoas podem fazer toda a diferença entre experiências ruins, medíocres, boas e ótimas para os funcionários. Novas atualizações no funcionamento de sistemas e processos alteraram a natureza, a extensão e o escopo da gestão de pessoas. Por isso, seguir os pilares de gestão de pessoas é muito importante para a sua empresa. Para atribuir as melhores estratégias na sua equipe, confira nossos conteúdos de psicologia organizacional. Confira também mais informações sobre o trabalho híbrido!

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