A sigla ESG ainda desperta dúvidas em muitas pessoas, mas está longe de representar uma moda passageira. A abreviação para environmental, social and governance (ou ambiental, social e governança, no português) tem ganhado destaque em meio ao interesse dos consumidores em saber se as empresas possuem práticas de respeito ao meio ambiente e às pessoas.
Mas a adoção dessas práticas, consideradas mais sustentáveis e justas, não está restrita apenas às grandes empresas. Os pequenos e médios negócios também devem estar atentos a essa demanda.
A adoção de medidas que estejam em linha com os critérios de ESG pode trazer benefícios como clientes mais fiéis e satisfeitos, uma parceria mais sólida com fornecedores e colaboradores mais engajados, além de contribuir para atrair novos talentos nos processos seletivos.
As práticas de ESG consideram não apenas medidas sustentáveis, como também uma gestão de pessoas mais justa e uma preocupação genuína com a comunidade na qual a empresa está inserida. Nesse sentido, é importante criar regras de transparência com fornecedores e consumidores.
Adotar medidas que garantam a segurança no trabalho e os direitos de colaboradores e fornecedores é passo essencial para se adequar ao S de ESG. Nesse ponto, também estão incluídos o incentivo à diversidade, o combate às diferentes formas de preconceito no ambiente de trabalho e a preocupação com a comunidade.
Em relação às práticas ambientais, além de adotar medidas como redução de uso de copos plásticos e incentivar o uso de produtos recicláveis, é possível praticar ações para melhorar o consumo de energia e água, para reduzir os deslocamentos de colaboradores, diminuindo, assim, a emissão de poluentes, ou ainda para facilitar a gestão de resíduos e a reciclagem.
Já em relação ao G de ESG, é preciso estabelecer regras claras para a conduta ética de gestores e colaboradores da empresa e para o respeito à lei e às práticas anticorrupção.
A adoção dos critérios ESG é um caminho sem volta para todas as empresas, mas as pequenas e médias podem se beneficiar de algumas vantagens.
Com processos menos burocráticos, essas companhias podem adotar essas medidas com mais facilidade. Além disso, elas costumam ter a vantagem de serem locais e, por isso, já fazerem parte de uma comunidade, com uma proximidade maior com o consumidor.
Mas, independentemente do tamanho da empresa, é importante que o ESG não seja visto apenas como uma exigência de negócios, mas sim como um passo essencial para garantir a sustentabilidade das operações, a fidelidade dos consumidores e o engajamento dos colaboradores.
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