Com o isolamento social, os estabelecimentos comerciais inovaram para que o ‘comer fora de casa’ na quarentena também seja possível com um pouco de criatividade

Quem ainda não fez um bolo durante o isolamento social, que atire o primeiro ovo (com o perdão do trocadilho). Nesta mudança brusca de rotina, muitas pessoas encontraram na cozinha um lugar de aconchego e conforto, mas, também existem aquelas pessoas que sentem falta de comer fora de casa. Busca-se um equilíbrio pedir comida e o preparo da refeição, que se tornou um passatempo de famílias inteiras ou mesmo uma distração para quem mora sozinho.
Não é para menos. A expressão comfort food se refere àquela comida com gosto de afeto, que são capazes de abraçar e ainda contar histórias. Elas despertam emoções, provocam sensações das mais variadas e, muitas vezes, fazem lembrar momentos marcantes da vida. Algumas são até capazes de traduzir com perfeição o sabor de tempos passados, provocando um gostoso sentimento de saudade em quem as aprecia.
É por isso, inclusive, que certas receitas ultrapassam o aspecto de apenas seguir o passo a passo para uma deliciosa comida, e se misturam com memórias e reflexões para aquele que a está saboreando. O resultado disso tudo é uma comida que deixa de ser apenas gostosa, mas assume também um lado cativante, o qual, para muitos, faz recordar as próprias experiências ao longo dos anos.
A pesquisa “Você tem fome de quê?”, coordenado pela Liga Pesquisa, Estúdio Dedo de Moça e pelo jornalista Rafael Tonon, levantou algumas respostas sobre o que mudou nos hábitos alimentares do brasileiro durante a pandemia. Além do significativo aumento da busca por receitas e ingredientes, a pesquisa também apontou uma crescente nos pedidos por delivery.

Comer fora de casa na quarentena, é possível? Quais são as oportunidades para o seu restaurante

Segundo o levantamento, os restaurantes e pequenos empreendedores do ramo alimentício contam com boas oportunidades para expandir os seus negócios.
Com os amigos e famílias distantes, o ato de presentear se tornou ainda mais valorizado. E um dos presentes mais escolhidos durante o período de pandemia são os que envolvem comida. Seja uma caixa de bombons de chocolate ou uma cesta de café da manhã, as possibilidades são quase infinitas – e as oportunidades de mercado também.
Essa tendência foi observada no Dia das Mães e no Dia dos Namorados, onde as cestas de café da manhã e as cestas de chocolate foram os presentes mais recorrentes nas publicações das redes sociais.
Em um rápido passeio por grupos que reúnem pequenos empreendedores no Facebook, os pedidos de indicações de empreendedores e estabelecimentos comerciais que fornecem esse tipo de presente comestível são inúmeros.
Os restaurantes que seguem com as portas fechadas também estão buscando caminhos para a sobrevivência durante e após a pandemia. Ainda que a retomada aconteça em breve, as medidas de segurança e prevenção ainda serão restritas e o atendimento nos estabelecimentos comerciais que oferecem produtos alimentícios não será o mesmo.
Desta forma, alguns restaurantes já perceberam a necessidade de inovar para se manterem ativos. As receitas de família ganham os cardápios dos deliveries e uma nova tendência chega forte: o finished at home ou, em tradução livre, pratos para serem finalizados em casa. Assim, a pessoa pode ter essa experiência de cozinhar em casa, mas com um roteiro mais fácil de ser seguido do que iniciar uma receita do zero.

Veja algumas opções de montagem para você se inspirar aí no seu comércio:

Kit almoço italiano: uma boa opção é oferecer tudo o que o cliente precisa para preparar uma massa em casa. Vale montar um caixote de madeira com a opção de massa, um molho caseiro em um pote de vidro, sem esquecer do queijo ralado. Algumas fatias de pão italiano com uma pasta de azeitonas já garantem a entrada da refeição. Sugira também uma bebida para acompanhamento. Uma garrafa de vinho, por exemplo, completa a refeição especial.
Brunch em casa: o café da manhã que invade o horário do almoço é uma tendência nos restaurantes e pode ser entregue em casa. Uma cesta em vime pode reunir pães, frios, uma receita especial de ovo mexido, geleia, manteiga e outros acompanhamentos. Sucos em vidros com toque retrô garantem o charme. Quer inovar? Uma garrafa térmica com um chocolate quente é uma boa pedida para o inverno.
Piquenique na sala: com as crianças em casa, os pais precisam inventar maneiras de distraí-los. Uma cesta de piquenique com algumas receitas pode ser uma boa pedida para os pequenos cafés. Cesta com pão de queijo, um bolo simples e salada de frutas são boas pedidas para compor o kit de delícias.
É importante lembrar que, quando falamos em “comer fora de casa” devemos ter uma atenção especial no transporte dos alimentos. Vale buscar soluções em embalagens que preservem a qualidade dos pratos ou ingredientes. As embalagens em vidro devem ser esterilizadas antes de receberem o molho ou a geleia, por exemplo. Confira algumas dicas de armazenagem e entrega:
Atenção à apresentação: a comida não será entregue exatamente como seria apresentada no restaurante. Apesar disso, a embalagem deve proporcionar uma apresentação atrativa e agradável.
Temperatura adequada: para conservação ideal dos produtos, a temperatura do transporte é importante. Nas cestas de café da manhã, por exemplo, iogurte e manteiga precisam de refrigeração para manter as suas características. Isso influencia o formato de entrega, que falaremos abaixo.
Transporte ideal: o público vegano pode preferir as entregas feitas por bicicletas, mas a distância deverá ser considerada para que o alimento chegue em boas condições. Cestas e caixas talvez sejam mais bem transportados por carros do que por motoboys.
Armazenagem: lembre-se que o ideal é que cada alimento conte com uma embalagem que preserve as suas características. Prefira embalagens sustentáveis, como papel para pães e vidros para bebidas, pastas e cremes.
Se o seu estabelecimento já conta com um perfil nas redes sociais, este pode ser o primeiro canal de divulgação do seu negócio. Você não precisa investir dinheiro, basta um pouco de cuidado visual e tempo para fazer as postagens. Veja como alcançar mais clientes em potencial:
Capriche nas fotos da sua cesta ou kit: para quem vai comprar a distância, a fotografia do produto é o primeiro contato do cliente com o seu negócio. Mesmo com o celular é possível fazer uma produção simples e interessante.
Aposte na iluminação: prefira fotografar durante o dia e use a luz natural para valorizar o seu produto. Para quem não tem experiência com fotografia de comida, esse passo ajuda a minimizar possíveis erros.
Aposte em hashtags diferentes: as hashtags são usadas para que o seu conteúdo seja encontrado por quem precisa dele. Se você está fazendo cestas para o dia dos pais, pense nesse contexto na hora de escolher as hashtags para a sua postagem.
Localização é um bom recurso: marque a localização nas suas postagens e deixe essa informação no seu perfil. Se você mora em São Paulo e só entrega por delivery, não adianta atingir o público do Rio de Janeiro.
Invista na relação com o cliente: quando a pessoa tem uma boa experiência de compra, a indicação é natural. Desde o primeiro contato a venda está sendo feita. Seja educado nas mensagens, agradeça o contato e não esqueça do pós-venda. Pergunte se a pessoa gostou do produto e lembre-se de manter a comunicação com o seu público.

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