Arrumar as malas e viajar rumo a novos lugares pode parecer uma decisão que leva a pessoa a gastar rios de dinheiro, porém saiba que é possível planejar um roteiro de viagem bem econômico.

E nem pense que cair na estrada com o orçamento reduzido é sinônimo de perrengues, dificuldades e desconfortos. Longe disso! Dá para turistar com pouca grana e curtir de montão.

Veja essas dicas que a gente trouxe para ajudar você a explorar ao máximo o próximo destino e não voltar para casa desfalcado de grana.

Bora lá e boa viagem!

Saiba o quanto pode gastar e faça o planejamento

Se a ideia é dar uma volta por aí sem desfalcar a conta bancária, o planejamento é a palavra-chave.

Roteirizar o máximo possível onde vai ficar, quantos dias e quanto pretende gastar naquele lugar é a melhor maneira de aproveitar tudo o que a viagem pode proporcionar sem ver o orçamento sair do controle.

Por isso, é interessante evitar lugares em alta temporada, como praias no verão e destinos de montanha no inverno, e feriadões prolongados, pois nesses casos os destinos turísticos ficam lotados e os preços vão lá no alto. Outra alternativa é fazer viagens mais curtas, que duram um ou no máximo dois dias.

Ao fazer o roteiro de viagem cuidadosamente – de preferência com alguns meses de antecedência –, o turista reduz o risco de gastos imprevistos e custos adicionais, como taxas extras em hotéis ou tarifas elevadas de última hora, e pode focar na experiência única que o passeio reserva.

Atenção aos gastos com transporte

A palavra transporte aqui significa a ida até o lugar e também a maneira como você vai circular pela região escolhida como destino turístico.

Para chegar até o destino gastando pouco, é preciso antes pesquisar qual o meio de transporte que mais compensa.

A ida até cidades próximas à sua pode ser feita de ônibus, mas se caso a ideia seja ir parando de lugar em lugar, usar o próprio carro é melhor e faz mais sentido.

E dentro da região turística, você pode variar o transporte usado, a depender da distância do ponto turístico ou passeio escolhido para aquele dia.

Considere usar transporte público ou caminhar sempre que possível, já que a economia é certa e não há pressa para quem está a passeio.

Escolha uma hospedagem mais em conta

No roteiro de viagem, precisa ter o lugar de descanso, não é mesmo? Mas lembre-se de que seu hotel não precisa ser cinco estrelas e all inclusive.

Economize ao procurar por acomodações mais baratas, como: hostels, pousadas, aluguéis de temporada ou casas de família.

Essa verificação pode ser realizada em plataformas de hospedagem, como:

Mas não é porque o turista pretende economizar, que é preciso cair em um cilada e ficar em uma instalação ruim e sem as acomodações necessárias.

Por isso, antes de escolher a “residência temporária”, confira as avaliações dos usuários sobre as casas, apartamentos e hospedagens nas plataformas.

Planeje as refeições

Experimentar a culinária local é uma das vivências mais importantes em uma viagem. Mas para conhecer os sabores típicos de uma região não é preciso ir a restaurantes sofisticados e pagar os olhos da cara em um prato.

Feiras, mercados públicos e restaurantes de comida caseira são ótimos lugares para comer bem pagando pouco e, além disso, há dias que você mesmo pode preparar sua refeição se a hospedagem dispor de uma cozinha.

Se os dias de férias forem na praia, há a possibilidade de levar uma caixa térmica com comida e bebida, o que sai bem mais em conta do que comprar com os donos das barracas.

Aproveite os pontos turísticos gratuitos

Aproveite os pontos turísticos gratuitos

Metrópoles, como: São Paulo e Rio de Janeiro, tem uma enorme variedade de museus, centros culturais, feiras de rua e parques com entrada gratuita ou preços de ingresso bem acessível, inclusive com programação voltada para as crianças.

Mas não são apenas as cidades maiores que oferecem essa possibilidade de diversão sem gastar uma fortuna. Cidades menores também são repletas de pontos turísticos gratuitos, sejam eles praias, monumentos arquitetônicos e lugares históricos.

Faça uma pesquisa com antecedência e aproveite tudo o que o lugar visitado tem a oferecer.

Faça seu roteiro de viagem econômico com a Veloe

Faça seu roteiro de viagem econômico com a Veloe

Se a ideia é economizar ao cair na estrada, aVeloe oferece vantagens que vão deixar a sua viagem mais tranquila e barata.

Presente em todo o Brasil, em 100% das rodovias com pedágios e em mais de 2.350 estacionamentos de shoppings, aeroportos e muito mais, veja como funcionam os benefícios da Veloe:

Pedágio

  • Ative e cole a tag no para-brisa do veículo;
  • Passe pela cabine automática sem precisar parar;
  • Dê adeus às filas.

Estacionamento

  • Ative e cole a tag no para-brisa do veículo;
  • Com a tag colada, é só esperar a cancela abrir automaticamente. Nem precisa do ticket;
  • Use em estacionamentos de shoppings, aeroportos, centros comerciais, academias, agências bancárias, clínicas e hospitais.

Clique aqui e peça já o seu.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.