Categories: Gestão

Quais habilidades para alavancar seu sucesso profissional?

Algumas características pessoais, que podem ser naturais ou desenvolvidas de várias formas, contribuem para o sucesso profissional.

Todos já devem ter ouvido falar o quanto as habilidades pessoais são importantes para impulsionar uma carreira. Mas quais são essas habilidades e de que forma elas influenciam no desenvolvimento profissional?

Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, Flora Victoria diz que o tempo descreve a facilidade que a pessoa tem para fazer algo. “As habilidades são muito importantes, mas sozinhas não levam a pessoa a ter sucesso na carreira.”

Segundo ela, para que competências como comunicação, engajamento, criatividade, adaptabilidade, trabalho em equipe, pontualidade, sociabilidade, ter capacidade de ser amigável, relacionamento interpessoal e organização produzam resultados, precisam se somar a três elementos: conhecimento, prática e atitude. “Só assim elas se tornam competências e podem gerar resultados”, diz.

Aos 35 anos, João Paulo Miranda é superintendente da Alelo. “Estou na empresa há 12 anos, entrei como analista júnior. Nesse período, usei várias dessas habilidades para ascender. Além de ter passado por diversos cargos, vivenciei mudanças de presidentes e de cultura empresarial. A adaptabilidade, portanto, é uma habilidade que faz muito sentido em minha carreira.”

Miranda entrou na companhia quando ela ainda era uma startup e tinha 12 funcionários. “A dinâmica era outra. Hoje, são mais de 300 colaboradores e vários processos foram implantados. Saber me adaptar a cada momento e estrutura foi essencial para minha evolução.”

Segundo ele, um aspecto que nunca mudou é o clima de camaradagem e amizade existente na empresa. “Isso nos ajuda muito no desenvolvimento de trabalhos em equipe.”

Criatividade é outra habilidade que ele possui. “Graças a ela pude ajudar a empresa a desenvolver novos produtos. Idealizei cartões pré-pagos como presente, incentivo, premiação, despesas corporativas e salário.”

A diretora de gente e gestão da Alelo, Soraya Bahde, afirma que habilidades pessoais alavancam o sucesso profissional sempre que têm alinhamento com as necessidades da posição que o profissional ocupa e, quando bem desenvolvidas, potencializam competências técnicas. “As habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, por exemplo, sustentam posições que exigem capacidade de influência e liderança.”

Soraya conta que por meio do acompanhamento de desempenho do colaborador, o departamento de RH identifica que tipo de habilidade o funcionário precisa desenvolver. “Isso ocorre desde a contratação de metas, até a avaliação e calibração das competências organizacionais”, afirma.

A gerente nacional de carreiras do Ibmec, Fernando Schöder Gonçalves, diz que ser organizado, por exemplo, permite ao profissional controlar seu espaço e o seu tempo, bem como planejar a sua vida e o trabalho, fazendo com que as atividades se tornem mais produtivas, transmitindo, assim, uma boa impressão a todos.

“São pessoas que não perdem tempo procurando as coisas, elas sabem exatamente onde encontrar. Também não perdem compromissos e prazos, o que faz com que tenham grandes chances de crescerem profissionalmente”, diz.

Fernanda afirma que a pontualidade também diz muito a respeito do profissional. “Ser pontual demonstra respeito com o outro, com as obrigações e com os prazos, características imprescindíveis ao profissional bem sucedido. Saber administrar e lidar com os compromissos e horários são habilidades de pessoas eficientes e responsáveis, sendo muito valorizadas no mercado”, afirma.

Segundo ela, ter a habilidade de trabalhar em equipe pode tornar o profissional mais criativo, aumentando a qualidade do trabalho realizado.

“Dessa forma, ocorre crescimento do grupo e dos resultados, porque quando se trabalha em equipe, os profissionais ajudam a empresa a ter novas ideias e influenciam no clima organizacional. Quanto mais todos estiverem conectados na mesma direção e objetivo, mais agradável será o ambiente, instigando a motivação, o engajamento, a produtividade e a lucratividade.”

A gerente de RH do grupo LTM, Fabiana Carvalhal, diz que as empresas estão em um momento de busca por inovação e qualidade. “Neste cenário, ter essas habilidades se torna fundamental para quem deseja se destacar entre tantos profissionais com competências técnicas cada vez mais equiparadas”, ressalta.

De acordo com a gerente, para reverter a falta de habilidades importantes no perfil de um funcionário, um fato que interfere no exercício do cargo, o RH em conjunto com os gestores prepara ações de treinamento internos, externos e coaching.

“Tudo isso ocorre concomitantemente a feedbacks constantes do gestor”, afirma.

Aptidões valiosas

· Adaptabilidade Aplicada quando há necessidade de agilidade para se adaptar a mudanças

· Criatividade É fundamental para a resolução de problemas, criação de soluções e inovação de produtos

· Pontualidade Deve ser transformada em capacidade de cumprir prazos

· Ser amigável É colaborador e mais acessível

· Relação interpessoal Quanto mais alinhado o entrosamento da equipe, melhor será o clima profissional

· Engajamento Profissional comprometido ativamente com o propósito da empresa e do time

· Comunicação Facilita a condução de reunião e apresentação em público

· Trabalho em equipe Aumenta qualidade do trabalho e instiga a motivação e lucratividade

· Habilidade Social Relações mais produtivas

O que você achou disso?

Alelo

Share
Published by
Alelo

Recent Posts

Os desafios na busca pela acessibilidade cultural

A cultura tem um papel essencial na inclusão social e por isso o debate sobre…

3 dias ago

Como o esporte pode ajudar no desempenho profissional?

O esporte traz diversos benefícios para a saúde, mas também pode ser muito vantajoso para…

4 dias ago

Deslocamento até o trabalho: o que diz legislação sobre as horas in itinere?

O termo horas in itinere é usado no “juridiquês” para tratar o deslocamento até o…

6 dias ago

Supermercado é lugar de criança sim!

Fazer compras no supermercado representa uma oportunidade de promover uma educação financeira e alimentar aos…

6 dias ago

Como cuidar da pele sem gastar muito dinheiro?

Sim, é possível cuidar da pele sem apertar o bolso! Confira dicas da Alelo para…

1 semana ago

Diversidade e amizade: “Priscilla, Rainha do Deserto – O Musical” chega aos palcos em junho

O espetáculo estreia dia 7 de junho, em São Paulo. Reynaldo Gianecchini, Diego Martins, Verónica…

1 semana ago