A depressão e doenças do coração podem ser o grande mal dos próximos 10 anos. Esta é a conclusão é da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A baixa autoestima, a tristeza, a desesperança e o desespero são sintomas que acompanham a doença.

Mas, para espantar esse clima deprê, o nosso embaixador Marcio Atalla tem uma super dica! Vamos ver?

Dica para espantar a depressão

“Os exercícios físicos melhoram e podem até curar a depressão”, garante o preparador físico. Segundo Márcio Atalla, a produção de endorfina provocada pela prática de exercícios é o que explica o bem que a atividade faz também para a saúde emocional.

A endorfina tem papel importante na diminuição de sintomas de ansiedade e da depressão e, ainda, atua em áreas do cérebro ligadas ao prazer a recompensa.

A  dica é comprovada! Um estudo da Universidade Duke, nos EUA, concluiu que a prática de atividades físicas é uma aliada no combate a depressão.

O estudo analisou o exercício como uma alternativa de tratamento para a doença. Foi constatado que a atividade física foi tão eficaz quanto a medicação em reduzir a depressão em pacientes com a doença moderada a grave, bem como a depressão leve.

“A atividade física desencadeia uma secreção de endorfina capaz de provocar um estado de euforia natural, o que alivia o estado da depressão”, explica Atalla.

A importância dos neurotransmissores

Os exercícios também regulam a neurotransmissão da noradrenalina e da serotonina, que aliviam os sintomas da doença.

Não há uma atividade física específica para ajudar no combate a depressão. Mas estudos citam as atividades aeróbicas como correr, nadar ou pedalar, como mais eficientes, por ter um impacto maior na produção de endorfina.

Além disso, uma boa condição física aumenta a autoestima e dá saúde e bem estar.

Tá esperando o que para começar a se mexer?

Veja mais informações navegando pela Alelo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.