Já parou para pensar como aquela padaria da esquina ou o restaurante do bairro podem utilizar estratégias de branding para conseguir se destacar no meio de tantas opções?
Processo estratégico de construção de uma marca para moldar a percepção que o público tem sobre ela, essa ferramenta não deve ser exclusividade das grandes empresas.
Para pequenos negócios, que vendem desde sobremesas artesanais a comidas regionais com a receita da família, o branding pode ser o diferencial que impulsiona as vendas e cria uma conexão duradoura com os clientes.
Bora lá saber mais?
O que é branding?
Branding vai muito além de criar um logotipo bonito e uma cartela de cores harmônica.
Esse termo faz referência a todo o processo de construção e gerenciamento da identidade de uma marca, transmitindo valores e diferenciando o negócio e seus produtos dos demais concorrentes.
Em pequenos estabelecimentos, um branding bem executado pode:
- Criar uma conexão emocional com os clientes;
- Aumentar a fidelização e as vendas;
- Justificar preços mais altos para produtos artesanais;
- Criar um laço entre o empreendimento e seus serviços e a memória afetiva do consumidor.
Potencializando as vendas a partir das estratégias de branding
Implementar estratégias de branding pode parecer desafiador em um primeiro momento, mas os resultados são transformadores.
Ao investir tempo e criatividade na construção de uma marca forte, além de potencializar as vendas de seus produtos e serviços, é criada uma conexão forte e duradoura com seus clientes.
Lembre-se de que sua marca é muito mais do que apenas um conjunto de produtos: ela é a experiência proporcionada aos clientes, a história que conta e os valores que representa.
Ao alinhar todos esses elementos, nasce um negócio autêntico e memorável, que se destaca naturalmente no mercado.
Como posso fazer isso?
1. Defina a identidade da sua marca
Antes de tudo, é essencial entender quem você é como negócio.
Não sabe como fazer isso? A gente explica!
Qual é a história por trás dos seus produtos autorais? Quais são seus valores? O que torna os seus produtos únicos e ideais para o consumidor?
Uma dica prática para isso é criar uma declaração de missão curta que resuma a essência do seu negócio e dos seus produtos.
Vamos supor que o seu estabelecimento seja uma confeitaria artesanal especializada em produtos sem glúten, então uma declaração adequada para este exemplo pode ser:
“Nossa missão é proporcionar momentos de carinho e alegria com bolos e doces artesanais sem glúten, combinando receitas familiares, qualidade excepcional e inovação, para atender às necessidades dos amantes de doces celíacos ou com alguma restrição, que não abrem mão do sabor.”
2. Conheça seu público-alvo e estruture o branding a partir disso
Entender quem são os seus clientes ideais é fundamental para criar uma marca que atenda os desejos e necessidades dele.
Utilize as perguntas a seguir como norteadores:
- Quem são as pessoas que mais compram seus produtos?
- Quais são suas preferências e hábitos de consumo?
- O que elas valorizam em um produto ou serviço?
Faça uma pesquisa simples com seus clientes atuais para entender o que os atrai ao seu negócio, quais são os produtos que eles mais gostam e o que eles gostariam que melhorasse.
Para entender esse ponto, imagine que uma mercearia de bairro especializada em produtos orgânicos, a partir de uma pesquisa, descobriu que dos seus 50 clientes frequentes, 80% valorizam produtos locais e sustentáveis.
Então, utilizando esses dados e pensando em formas de melhor atender as preferências e necessidades dos seus consumidores, o negócio passa a destacar a origem dos produtos, a venda e a criar parcerias com produtores locais que possuem certificação de mercadoria orgânica.
3. Desenvolva uma identidade visual consistente
Criar um visual coerente que reflita a personalidade da sua marca é essencial para que as pessoas consigam diferenciar o seu produto dos demais.
Por exemplo: qual é a mensagem visual que você quer transmitir? Quais cores, fontes e elementos gráficos representam melhor o seu negócio?
Invista em embalagens personalizadas que contam a história do seu produto e destacam o caráter artesanal que eles possuem.
Imagine que você tem uma loja de temperos caseiros e, para isso, criou uma identidade visual baseada em tons terrosos e ilustrações de ervas e especiarias, para refletir a natureza artesanal dos produtos.
Essa alternativa pode ser uma opção adequada para comunicar o foco do seu negócio, a partir de uma identidade única e coerente, que transmite autenticidade e aproxima o público da essência artesanal dos seus produtos.
4. Contar histórias também faz parte do branding
Produtos autorais têm histórias únicas que podem criar uma conexão emocional com os clientes.
Conte para eles qual a origem das suas receitas. Se for algo especial para você, apresente a eles quem são as pessoas por trás da produção e quais são as tradições ou as técnicas especiais utilizadas na hora de “dar vida” ao produto.
Para tornar a experiência ainda mais especial, inclua pequenos cartões com a história de cada produto ou com uma sugestão de receita com as compras.
Isso ajuda a criar um vínculo com o seu consumidor, que além de se sentir ainda mais familiarizado com o produto, poderá conhecer a fundo toda a história do queijo e entender os motivos que o tornam especiais.
5. As redes sociais podem ser grandes aliadas
Alternativas online, como: Instagram, Facebook e até o WhatsApp são poderosas e acessíveis para pequenos negócios construírem sua marca e uma rede de conexão com os clientes.
Para isso, busque saber quais são as plataformas que o seu público-alvo mais utiliza, que tipo de conteúdo eles mais apreciam e como você pode mostrar os bastidores do seu negócio de forma atraente.
Na hora de colocar isso em prática, pense em alternativas como compartilhar o processo de produção, mostrando o cuidado e a dedicação envolvidos. Faça conteúdos utilizando-os no dia a dia e compartilhe dicas que podem melhorar a experiência do consumidor.
Por exemplo: se você tem uma pequena cervejaria artesanal, que tal produzir um conteúdo que engaje o público? Como uma série de vídeos curtos para o Instagram mostrando o processo de fabricação de cada uma das cervejas.
Um reels ou shorts de degustação explicando os sabores e complexidades de cada uma delas também é uma boa opção, aliado a dicas sobre a melhor forma de harmonizá-las com entradinhas, pratos principais e sobremesas.
Inspire-se com o branding de milhões de alguns clientes Alelo
Mintchi Croissant
Endereço: Rua Simão Álvares, 114 – São Paulo
Instagram: @mintchi_croissant
O Instagram da Mintchi Croissant é um excelente exemplo de branding bem-sucedido no mundo digital, porque:
Possui uma identidade visual consistente
Um bom branding geralmente apresenta:
- Uma paleta de cores coerente, provavelmente utilizando tons pastéis ou quentes que remetem a produtos de padaria;
- Um feed nas redes sociais visualmente harmonioso, com fotos dos produtos em alta qualidade.
- Um logotipo ou avatar reconhecível, que incorpore o nome da marca ou algum elemento visual que faça referência ao que ela vende.
Conteúdo Especializado
O foco em croissants permite:
- Estabelecer autoridade no nicho de padaria artesanal;
- Criar conteúdo altamente específico e relevante para o público-alvo;
- Desenvolver uma comunidade engajada de pessoas que ama croissants ou que os consomem com frequência.
Narrativa de marca
Um branding eficaz conta uma história:
- E a Mintichi faz isso mostrando o processo de fabricação dos croissants;
- Compartilhando a história e as pessoas por trás da marca;
- Destacando ingredientes especiais ou formas de consumir únicas.
Bar do Biu
Endereço: Rua Cardeal Arcoverde, 776 – São Paulo
Instagram: @bardobiu
Já o perfil do Instagram do Bar do Biu apresenta uma abordagem diferente de branding, utilizando o ambiente familiar do bar e seu posto como lugar conhecido da capital para comer pratos “raiz” para promover seus conteúdos a partir da:
Conexão local
- Aproveitando o reconhecimento e a familiaridade do público com o local icônico da capital paulista quando se trata de feijoada caseira;
- Criando uma ligação emocional com os seguidores por meio de um cenário bem conhecido, o “bar da esquina”.
Diversidade de conteúdo
- Conteúdos que apresentam uma variedade de pratos e bebidas, não se limitando ao item mais famoso deles, a feijoada;
- Fotos de diferentes ambientes do bar, pessoas e eventos que eles promovem, além dos produtos oferecidos.
Narrativa urbana
- Conta a história da marca através da “lente” da vida na capital;
- Destaca a mistura entre a cultura local e as raízes gastronômicas nordestinas dos donos do estabelecimento.
Engajamento comunitário
- Inclui postagens com os clientes e frequentadores do local;
- Utiliza hashtags relacionadas aos pratos oferecidos.
Personalidade da marca
- Desenvolve um estilo de comunicação simples, mas que ressoa com o estilo de vida urbano dinâmico e com tempo limitado da capital;
- Utiliza CTAs como “deu fome?” e “pede um Biu” para inserir o produto ao dia a dia do cliente.
Anotou todas as dicas? Não se esqueça de que com as estratégias certas de branding, seu pequeno negócio pode prosperar, transformando clientes ocasionais em verdadeiros apaixonados pelos seus produtos.
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Afinal, com produtos únicos e de qualidade, o portador dos cartões Alelo poderá ter sempre seu pequeno negócio com opções artesanais no radar.
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