Em um mercado tão competitivo como o da área gastronômica, a criatividade pode ajudar a dar um toque especial ao seu negócio – e assim servir de chamariz como um ‘extra’ para o seu público.
É claro que, no caso de um restaurante, por exemplo, boa comida e bom atendimento são imprescindíveis. Mas com criatividade é possível atrair e fidelizar clientes para desfrutar do que seu estabelecimento tem de melhor.
Quem garante que a criatividade tem, sim, essa importância é o especialista no assunto Henrique Szklo, que coordena o curso de criatividade da Escola Panamericana de Arte, localizada em São Paulo.
“A criatividade é uma competência que você consegue desenvolver e melhorar. Não fomos feitos para criar, mas, sim, para manter um comportamento automatizado. Para ser mais criativo, ter novas ideias, é preciso treinamento”, explica Szklo.
Mas então como exercitar a criatividade?
Estudar o que outros estabelecimentos do seu segmento estão fazendo pode ser um caminho para explorar a inovação e criatividade. “O empresário da área de alimentos precisa estar muito ligado ao mercado, saber o que os demais negócios andam fazendo e o que estão buscando”, sugere Rafael Tonon, jornalista gastronômico especializado em tendências.
Para Tonon, a criatividade está na necessidade de propor algo diferente do outro. “Ou seja, oferecer o que ninguém oferece. Vale para um cardápio de bebidas, novos coquetéis, novos pães, entre outros.”
O professor Henrique Szklo afirma que esse tipo de pesquisa da concorrência gera um ‘acúmulo de referências’ que ajuda no despertar da criatividade. “É um processo cognitivo, seu cérebro começa a entender a mecânica do negócio. Ele percebe uma certa lógica e passa a desenvolver sua ideia baseada nas suas referências.”
Outra dica é abrir os olhos para o mercado internacional. Estabelecimentos norte-americanos e europeus costumam lançar tendências. Hoje em dia, com a ajuda da internet, é muito mais fácil ficar antenado sobre elas.
Acompanhe redes sociais e sites oficiais de empresas que são referências no mundo. Vale a pena se antecipar sobre as tendências e adaptá-las ao seu estabelecimento, quando for viável.
É possível inovar sem necessariamente investir muito: apenas criando a partir dos produtos já ofertados.
“Acho que a criatividade pode ser adotada dentro do que o empresário já tem. A experiência é importante, as pessoas a valorizam muito e ela pode ser um grande fator de decisão dentro do restaurante. Oferecer experiências diferentes é ser criativo e buscar inovação”, diz Tonon.
Na prática, isso significa que um restaurante que só trabalha com menu degustação pode, por exemplo, incluir opções à la carte (com cardápio pré-definido). E vice-versa. Pode, ainda, inventar coquetéis que combinem com alguns pratos ou fazer um menu exclusivo de vinhos que harmonizem com determinadas opções , como sugere Tonon.
“Pode ser uma forma de enxergar no próprio negócio como oferecer combinações diferentes. Escolhendo, por exemplo, um dia da semana para oferecer um vinho e um prato do cardápio por um preço melhor”, explica o jornalista especializado na área. “Mais do que visar ao lucro, o empresário consegue propor uma experiência diferente ao consumidor .”
Ainda dentro desse conceito, outra dica é envolver parceiros para determinados eventos, como propor que as empresas importadoras de vinho com as quais você trabalha façam, por exemplo, uma noite de degustação.
Assim como qualquer outra habilidade, ser criativo exige treino. E a melhor forma de se exercitar é criar e, principalmente, não se autoboicotar.
“É normal, a princípio haver resistência sobre novas ideias, porque internamente surge um julgamento de que ela não é boa. É uma resposta instantânea do inconsciente que quer a zona de conforto, mas é preciso enfrentar e transpor”, recomenda Henrique Szklo.
Quando uma ideia surgir, no lugar de rejeitá-la, tome nota, trabalhe um pouco para fundamentá-la e depois divida o pensamento com as pessoas de confiança a sua volta, como amigos e familiares, para saber quais são suas opiniões. Só tenha cautela ao dividir sua ideia: quando ainda não está bem formatada, costuma receber muita crítica por parte de quem não entendeu bem o conceito ou não fez as pesquisas que você fez e tal rejeição pode minar seu estímulo para inovar. Proteja sua ideia de críticas excessivas até que ela esteja pronta para ser avaliada.
As redes sociais do seu negócio também precisam refletir criatividade. Novos cardápios, pratos, carta de coquetéis e eventos devem ser divulgados por lá. É importante se valer de recursos como vídeos e enquetes que ajudam a melhorar o engajamento dos seguidores, clientes em potencial.
Além de manter esses canais vivos, a produção de conteúdo desperta o interesse dos clientes em retornar ao estabelecimento ou mesmo conhecê-lo quando ele ainda não é um frequentador do local.
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