As compras feitas no shopping, o pedido no aplicativo e a pizza paga pelo WhatsApp – toda transação fornece informações sobre quem somos e quais são os nossos hábitos de consumo, no presencial e no digital. O uso destes dados – o chamado Big Data – pode atender objetivos diversos:
Por isso, em palestras e eventos sobre o assunto é comum ouvir dizer que os dados são o novo petróleo. Segundo a professora Alessandra Montini, coordenadora do FIA Labdata da Fundação Instituto de Administração, em São Paulo, “dados das câmeras podem ajudar a localizar pessoas perdidas ou identificar um potencial cliente. Na internet, dados gerados e analisados podem determinar pandemia em uma região ou apontar uma oportunidade de venda de determinado produto. Mesmo a voz pode ser um indicativo se a pessoa está com depressão”, explica.
Por isso, o Blog da Alelo mostra a seguir como você pode utilizar os dados para obter melhores resultados no seu negócio. Bora?
A pandemia agilizou a transformação digital em todas as indústrias. Isso fez com que as empresas tivessem de criar ou aprimorar os canais digitais, seja para interação com seus clientes, ou para melhorias em suas operações. De uma maneira ou de outra, são todos processos que exigem uso de dados.
Segundo um estudo feito pela Experian em novembro de 2020, nos Estados Unidos, Reino Unido e Brasil, 67% das empresas dizem que a pandemia acelerou muitas de suas iniciativas nessa área. E 84% também afirmam haver mais demanda por insights de dados em suas organizações.
Estimativas calculam que 90% dos dados existentes no mundo foram criados nos últimos anos e a tendência é que com as novas tecnologias, como 5G e Internet das Coisas, essa coleta de dados se acelere ainda mais.
Para os negócios – sejam eles de pequeno, médio ou grande porte – o uso de dados atualmente é imprescindível, como você verá no próximo tópico.
Ao entender o cliente e suas necessidades, a empresa aumenta as chances de vender mais.
Isso acontece porque é possível segmentar o público a partir do conhecimento das suas características, como:
Conhecendo seu comportamento, é possível criar estratégias, como:
O uso de dados também ajuda na redução de custos. Com eles é possível entender como funciona a sua operação, economizando tanto com a execução de tarefas dos seus colaboradores, quanto com o gasto no atendimento do público. Por exemplo:
Imagine um mercado que abre todos os dias da semana. Porém, ao verificarem a média de vendas diárias, percebeu-se que na segunda-feira o fluxo diminuía drasticamente, assim como o ticket médio. Contudo, os gastos com pessoal, água e luz eram os mesmos.
Com isso, uma boa estratégia para economizar pode ser fechar o estabelecimento às segundas, ou ainda, manter uma operação reduzida, apenas com sistema de entregas.
Veja um trecho da conversa extraída da Live da Alelo sobre Dados.
Viu só? Comece já a usar os dados do seu negócio.
Para quem é Parceiro Alelo é possível acompanhar o ticket médio no Painel Meu Negócio, que traz informações sobre as movimentações do seu comércio e até mesmo uma visão sobre a concorrência.
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