Cada vez mais as pessoas têm se voluntariado para ajudar ao próximo. A Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021 mostra que 56% dos brasileiros já fizeram ação voluntária em algum momento da vida.
Em relação à idade dos voluntários, a pesquisa mostra que 23% tem entre 16 e 29 anos, 40% de 30 a 49 anos e 37% tem 50 anos ou mais.
Dentro das empresas este trabalho é chamado de Voluntariado Empresarial.
E você sabe como ele funciona? O blog da Alelo explica melhor sobre a prática e dá dicas de como implantar o voluntariado empresarial no seu negócio.
O que é voluntariado empresarial?
O Manual de Educação Ethos define voluntariado empresarial como “um conjunto de ações realizadas por empresas para incentivar e apoiar o envolvimento dos seus funcionários em atividades voluntárias na comunidade.”
Essas práticas podem ser organizadas pelos setores de Recursos Humanos (RH) em parceria com outros departamentos como Comunicação e Sustentabilidade (se houver). Contudo, é fundamental que todos os departamentos, de alguma forma, estejam envolvidos.
Uma vez definidas as ações que a empresa irá desenvolver como voluntariado, os colaboradores devem ser convidados a participar.
Ainda de acordo com o Manual, “o voluntariado empresarial é uma prática comum em países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Austrália. No Brasil, começou a ganhar notoriedade na segunda metade dos anos 1990, junto com a ascensão do tema do voluntariado e da atuação social das empresas, e é, por si só, uma frente de estímulo à participação social”.
O ideal é que cerca de 10% dos colaboradores participem de algum programa humanitário desenvolvido pela empresa.
Qual é a importância do voluntariado empresarial?
Segundo a Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021,15% dos voluntários no país estão engajados em programas de voluntariado empresarial e dedicam, em média, 21 horas por mês.
Essa categoria é importante porque se encaixa em práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) e é uma das condições para alcançar metas globais, como a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento (ODS).
Como a empresa pode incentivar o voluntariado empresarial?
Existem várias maneiras de incentivar o voluntariado entre os colaboradores de uma instituição.
Quanto maior for o programa de voluntariado, mais estruturada devem ser as ações. Veja alguns exemplos do que o gestor pode fazer, segundo o Manual da Ethos.
- Oferecer recursos para projetos/ações de caráter assistencial, educacional, cultural, ambiental etc.;
- Permitir que os funcionários usem as instalações da empresa para planejar e, eventualmente, executar ações voluntárias;
- Permitir que o funcionário utilize o telefone no horário do expediente para combinar ações de voluntariado e, eventualmente, parte do horário de trabalho para fazer a sua atividade;
- Oferecer capacitação para o funcionário melhorar sua performance como voluntário;
- Criar um banco de oferta e procura de atividades voluntárias.
O que o voluntário pode fazer?
O Manual da Ethos dá algumas dicas do que cada voluntário pode fazer. Confira:
- Dar palestras sobre temas genéricos ou específicos;
- Ajudar na reforma das instalações de uma entidade social;
- Promover gincanas e eventos de arrecadação de recursos;
- Organizar campanhas;
- Realizar atividades educativas, como contar histórias para crianças em entidades de atendimento à infância;
- Dar apoio emocional a pessoas hospitalizadas ou doentes crônicos;
- Realizar atividades de entretenimento para idosos;
- Organizar passeios para adolescentes;
- Ler livros para cegos;
- Criar e desenvolver projetos de média duração, atendendo a necessidades específicas da comunidade;
- Colocar suas habilidades profissionais específicas a serviço da instituição;
- Participar do conselho de entidades sociais;
- Utilizar sua rede de contatos para articular a captação de recursos para as instituições apoiadas.
Antes de implantar um programa de voluntariado empresarial no seu negócio faça uma pesquisa com seus funcionários sobre as preferências de cada um. Afinal, cada pessoa se identifica com um tipo de trabalho e pode querer contribuir de uma forma. Esteja sempre aberto a ouvir.
Como implementar o voluntariado empresarial?
Uma vez decidido pela implantação de algum programa de voluntariado na empresa, o primeiro passo é fazer uma reflexão sobre a missão da corporação e sobre responsabilidade social empresarial.
- Defina prioridades institucionais. Vale partir da sua área de atuação e da sua especialização enquanto negócio. Reflita sobre como a sua empresa pode impactar positivamente a comunidade em que atua.
- Forme um comitê com alguns colaboradores. Isso vai ajudar a mapear o que já é feito e a perceber novas oportunidades. Pode ser que já exista alguma iniciativa solidária entre a sua equipe que valha a pena ser apoiada.
- Lembre-se de ter um planejamento financeiro e de recursos humanos para que todas as atividades sejam desempenhadas da melhor forma possível.
- Faça uma pesquisa entre os funcionários para entender o que eles pensam e como podem auxiliar no voluntariado. Informe-se também sobre quais tipos de necessidades a comunidade ou a organização que serão ajudadas precisa receber.
- Assim que decidirem que tipo de voluntariado será feito pela sua equipe, é hora de começar a trabalhar. Troque experiências com outras empresas que também fazem voluntariado. Isso pode ser enriquecedor para o seu projeto.
Programa Gente Boa
A Alelo, Veloe e Pede Pronto têm o programa de responsabilidade social Gente Boa, que incentiva o voluntariado entre os colaboradores e reúne quatro frentes de atuação. São elas:
- Liga das Crianças: proporciona ações de mudança e transformação que atingem crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.
- Liga dos Idosos: valoriza a melhor idade com ações de acolhimento e cuidado que fortalecem o bem-estar físico e mental dos idosos.
- Liga dos Pets: promove ações para que os animais se sintam mais acolhidos e bem cuidados com ONGs parceiras.
- Liga do Meio Ambiente: viabiliza ações de boas-práticas que reduzem os impactos ambientais.
E vale mencionar que toda e qualquer ação de voluntariado empresarial deve refletir os valores e propósito da sua empresa. Portanto, o que se faz da porta pra fora, deve ser feito também da porta pra dentro.