O queridinho do universo fitness tem nome: Whey Protein! Se você está em dia com as atividades físicas, já deve ter ouvido falar (ou provado) este suplemento

Ele é muito usado por quem faz exercícios, principalmente quando o assunto é hipertrofia, pois é um grande aliado para o ganho muscular.

E você sabia que, ao optar pelo suplemento em uma versão caseira, você consegue obter ótimas qualidades nutricionais?

Vem com o blog da Alelo para entender mais sobre o assunto e aprender a fazer o seu Whey Protein caseiro!

Por que apostar no Whey Protein?

Em primeiro lugar, vale destacar que este suplemento possui alto valor nutricional! Ele é capaz de fornecer os aminoácidos essenciais e de cadeia ramificada que nosso organismo não produz, como peptídeos bioativos do soro.

Ainda, como sugere o nome, ele é uma grande fonte de proteína, atuando na síntese muscular proteica e também na geração de energia, de acordo com Gisele Cristina Leindecker, engenheira química e pesquisadora sobre o assunto.

Existem três tipos de Whey Protein: o isolado, o concentrado e o hidrolisado. O primeiro é considerado uma proteína pura, pois grande parte é formada por proteína e tem pouquíssima gordura e carboidratos em sua composição.

O concentrado é o mais barato, e não tem tantas proteínas quanto os demais, mas possui mais carboidratos, gorduras e minerais. Já o hidrolisado é bem parecido com o isolado, mas passa por um processo diferente: os aminoácidos são quebrados e o corpo absorve melhor as substâncias de sua composição.

Como é feito o Whey Protein industrial?

Sabia que o Whey Protein é derivado de um subproduto do processo de produção do queijo?

Após a produção deste laticínio, existe um líquido que saí da coalhada, e é com ele que o suplemento é produzido.

Na indústria de suplemento para atletas, o processo mais comum para obtenção de proteínas concentradas do soro de leite é conhecido como ultrafiltração. Com um equipamento específico, é feita a separação do soro do leite por meio de membranas com poros de diferentes tamanhos.

Assim, acontece a passagem de sais e moléculas de açúcar, podendo ser separado em duas frações para criação do Whey Protein concentrado (35 a 80% de proteínas) ou isolado (mais de 90% de proteína em sua composição).

Outro processo comum é o de liofilização, que consiste em desidratar o soro do leite, que é composto em sua maior parte por água, utilizando alteração controlada de temperatura aquecida a 80ºC. Aqui, o suplemento também é criado por meio de um equipamento industrial, que se assemelha a um forno.

Como fazer Whey Protein caseiro?

Entendendo um pouco sobre o processo industrial, parece difícil fazer Whey Protein em casa, mas saiba que é possível fazer sua própria receita utilizando poucos ingredientes.

Óbvio que não fica com tanta qualidade nutricional e divisão precisa de nutrientes, mas ainda assim, o resultado pode ser bem interessante.

Quer saber como fazer um Whey Protein para chamar de seu? Vem conferir a receita:

Ingredientes:
3,5 litros de leite
– 75 ml de suco de limão ou vinagre branco

Modo de preparo:
– Coloque o leite em uma panela grande e esquente até ferver a 80ºC, aproximadamente. Use um termômetro pra te ajudar!
– Depois, misture o limão ou o vinagre branco, tire do fogo e deixe descansar por 20 minutinhos.
Após o descanso, use um pano de prato limpo para coar a coalhada.
– O líquido que irá escorrer já é o soro do leite, o ingrediente principal do Whey Protein e você pode usar a coalhada para fazer ricota.

Bem fácil, né?

Dica final!

Antes de fazer a sua receita caseira de Whey Protein, lembre-se que é preciso consultar um nutricionista habilitado a recomendar suplementação nutricional.

Consumir por conta própria dosagens inadequadas pode causar efeitos como sobrecarga dos rins e ganho de gordura, ao invés de massa magra. E para ter resultados positivos é importante ter uma rotina de exercícios físicos e uma alimentação balanceada, indicada por um profissional adequado

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 39

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.