A leitura é uma fonte inesgotável de conhecimento, não é mesmo? Porém, você sabia que os livros também são ótimas ferramentas de desenvolvimento pessoal?
Uma das características mais desejadas no ambiente corporativo é a capacidade de liderar. Alguns já nascem com o dom de gerir pessoas, no entanto, essa é uma habilidade que pode ser sempre aprimorada.
Neste sentido, os livros se apresentam como uma ótima fonte de aprendizado. Ler estimula o raciocínio, ativa o cérebro, aumenta a imaginação, melhora o vocabulário, combate o estresse e amplia a criatividade.
Por isso, nós preparamos uma lista com livros especiais para quem deseja se tornar um bom líder.
1 – “O poder de delegar” – Donna M. Genett
Abrimos a nossa lista de indicações com uma dica do coordenador de CRM da Alelo, Felipe Pasternack Silva. Ele recomendou o livro “O poder de delegar”, de Donna M. Gennet.
“O livro conta através de uma história ficcional como a relação entre o líder e o liderado precisa ser clara, didática e eficiente. Como algumas perguntas e checagens precisam ser realizadas antes de aceitar ou delegar uma demanda, garantindo que ela seja executada com excelência, motivação, com o mínimo de refação”, explicou o coordenador.
Aos líderes, essa obra mostra que a delegação de tarefas traz diversos benefícios como:
- aumento de produtividade;
- melhora da moral da equipe;
- desenvolvimento de habilidades e
- crescimento do time.
Já os liderados podem desenvolver a tomada de decisões, ter autonomia e espaço para crescer na empresa e estarão em um ambiente mais motivador, com clareza do que deve ser feito.
A empresa, por sua vez, pode ter o líder engajado em tarefas mais estratégicas como a identificação de oportunidades e soluções para os desafios do dia a dia, além do desenvolvimento de novas lideranças e habilidades dentro da equipe.
2 – “Liderar é simples (Mas não é fácil)” – William H. McRaven
Liderar não é uma tarefa fácil, mas e quando é necessário ser o líder de um grupo de líderes? O almirante William H. McRaven chegou ao topo da hierarquia marinha dos Estados Unidos e relatou a sua experiência no livro “Liderar é simples (Mas não é fácil).
Nos Estados Unidos, os SEAL são a principal força de Operações Especiais da Marinha. Eles são altamente especializados e são encarregados das missões mais sigilosas do país.
A obra de McRaven é baseada na lógica dos SEAL, sendo planejadores meticulosos, com planos A, B, C, D e E para cada situação. Como um líder de líderes, o autor compartilha ensinamentos sobre gestão de pessoas e autorresponsabilidade para além do campo de batalha.
Você pode conferir também aqui uma lista de livros para desvendar a cultura organizacional das empresas.
3 – “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” – Stephen R. Covey
Presença constante em qualquer lista best-sellers, “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” foi lançado em 1989. O livro foi traduzido para 38 idiomas e soma mais de 25 milhões de cópias vendidas.
De lá pra cá, muita coisa mudou no cenário político e empresarial e atualizações foram sendo feitas na obra. No entanto, os 7 hábitos estabelecidos por Stephen R. Covey seguem imutáveis. Aqui vai um pequeno spoiler de quais são eles:
- seja proativo;
- comece com o objetivo em mente;
- primeiro o mais importante;
- tenha a mentalidade ganha-ganha;
- procure primeiro compreender, depois ser compreendido;
- crie sinergia;
- afine o instrumento.
Para entender mais sobre o que significa cada hábito e como ele pode ser aplicado em práticas de liderança, vale a pena adicionar o livro à sua lista de leituras.
4 – “O poder do hábito” – Charles Duhigg
Ainda falando sobre hábitos, o jornalista Charles Duhigg, repórter investigativo do New York Times, mostra que a chave para o sucesso é entender como funcionam e como podemos transformá-los.
Ao longo do livro, o leitor vai acompanhar histórias de como pequenas mudanças de hábito trouxeram impactos positivos no dia a dia. Um exemplo é de uma jovem que transformou quase todos os aspectos da sua vida quando parou de fumar.
Ela correu uma maratona e foi promovida. Em um laboratório, neurologistas descobriram que os padrões dentro do cérebro dela mudaram de maneira fundamental.
Essa e outras histórias vão mostrar como os padrões moldam cada aspecto das nossas vidas e como o entendimento dessa natureza humana tem potencial para transformação.
5 – “A arte de fazer acontecer: o método GTD” – David Allen
Sua mente deve estar livre para criar e não preocupada em reter informações. Esse é o principal argumento defendido por David Allen ao criar o método GTD, “Getting Things Done”.
Esse sistema de gestão tem ajudado pessoas e empresas a colocar ordem em meio ao caos.
Entre os tópicos abordados no livro estão:
- reavaliar metas;
- manter o foco;
- planejar projetos de longo prazo;
- controlar a ansiedade e a carga de trabalho e;
- aceitar que você não pode fazer tudo ao mesmo tempo e que algumas coisas podem ficar para depois.
Gostou das dicas? Então pegue o seu cartão Alelo Cultura e tenha uma boa leitura!