Mesmo amando o verão, não tem como não se sentir um pouquinho incomodado com esse calorão, não é mesmo? Para que essa época do ano não faça tanto estrago na nossa saúde, é preciso prestar atenção na alimentação e na hidratação.

Por isso, separamos algumas dicas deliciosas para vocês aproveitarem o verão e forma nutritiva e refrescante. Vem conferir.

1 – Sucos de fruta natural são sempre a melhor opção! Tente evitar refrigerantes e as versões prontas para consumo que podem possuir quantidade excessiva de açúcar. Além disso, você pode misturar diferentes frutas e experimentar novos sabores sempre.

2 – Sempre que possível, não coe os sucos! Quando fazemos este procedimento perdemos alguns nutrientes, especialmente as fibras que são fundamentais para o bom funcionamento intestinal, dentre outras diversas funções.

3 – Que tal fazer gelos diferentes e coloridos para deixar seus sucos ainda mais refrescantes? Coloque frutas picadinhas e ervas – como hortelã e manjericão – nas forminhas de gelo com a água e leve ao congelador. Além de ficarem mais legais, você pode utilizá-los em sucos e até mesmo para dar um sabor diferente na água.

4 – Misturar diferentes tipos de frutas é sempre uma boa ideia! Você pode criar sabores que nunca havia pensado, além de somar vários nutrientes necessários para uma alimentação saudável. Outra dica é dica misturar verduras também, assim incrementa a quantidade de vitaminas e minerais dos sucos. Exemplo: Abacaxi com couve e melão com pepino.

5 – Opte por frutas mais refrescantes e da estação! De forma geral, as frutas contém grande quantidade de água em sua composição e costumam cair muito bem nos dias de calor. Melancia, melão, abacaxi, laranja e limão são alguns exemplos que você pode utilizar para criar sucos refrescantes.

6 – Experimente colocar ervas e temperos nos sucos! Abacaxi com hortelã é um exemplo tradicional, mas tente outros exemplos como maracujá com manjericão ou até mesmo limão com manjericão. Pode parecer um pouco diferente no início, mas você vai se surpreender com sabores deliciosos que poderá criar.

7 – Lembre-se que as frutas já possuem açúcar naturalmente e por isso, na maioria dos casos, não será necessário adicionar nenhum tipo de açúcar ou adoçante. Mas se você não consegue tomar suco sem açúcar, aposte em reduções graduais! Com o tempo você não vai mais precisar adicionar nada e se acostumará com o sabor das próprias frutas.

Para fechar, é importante lembrar que suco tem menos fibras do que fruta, mesmo quando não é coado. Quanto menos fibras, maior o índice glicêmico, fato que pode contribuir para diabetes. Por isso não deixe de comer a fruta. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.