Ao alcançar um posto cada vez mais estratégico e humanizado, o departamento de Recursos Humanos se torna uma peça-chave das estratégias organizacionais, mesmo em casos de micro e pequenas empresas, que possuem uma ou duas pessoas nessa função.

Esse novo cenário está relacionado intimamente com as inovações tecnológicas do setor e com as transformações significativas na relação entre trabalhadores e empregadores, sendo preciso ter em mãos ferramentas de gestão para que essas novas demandas sejam executadas plenamente.

Da promoção do engajamento e da satisfação dos colaboradores à diminuição de processos burocráticos que tomam tempo e disposição do time de RH, as ferramentas de gestão precisam se fazer presentes.

Bora lá entender como essas soluções maximizam os resultados do RH?

Por que usar ferramentas de gestão?

A tecnologia é uma grande amiga das práticas de gestão, uma vez que seu uso otimiza processos e garante que o capital humano seja bem gerenciado, o que a médio prazo é essencial para o sucesso de qualquer negócio.

A modernização das ferramentas vem justamente para dar suporte ao departamento na condução de estratégias, deixando os processos menos burocráticos, especialmente em empresas que têm um número limitado de colaboradores na área de RH e ainda utilizam métodos mais tradicionais e manuais.

Algumas razões para que uma empresa de menor porte modernize o RH são:

Eficiência operacional

Ferramentas de gestão permitem automatizar tarefas rotineiras, como o controle de folha de pagamento, administração de benefícios e o controle de ponto.

Ao colocar a tecnologia para trabalhar em rotinas burocráticas, abre-se a possibilidade de deixar os profissionais de RH se concentrarem em atividades mais estratégicas.

Melhor gestão de dados

Dados informativos são essenciais para o RH e a ferramenta de gestão ideal faz a coleta e análise de dados sobre colaboradores com maior precisão.

Isso ajuda na tomada de decisões baseadas em informações concretas, em questões como avaliação de desempenho e identificação de novas lideranças

Facilitação na comunicação

A pesquisa “Communication barriers in the modern workplace” (Barreiras de comunicação no ambiente de trabalho moderno), realizada pela revista britânica The Economist, aponta que as falhas de comunicação interna causam problemas para a produtividade e para a saúde de colaboradores.

A falta de comunicação resultou em atrasos ou erros na conclusão de projetos, segundo 44% dos entrevistados. Quanto ao impacto direto nos negócios, 18% afirmam que as falhas levaram à redução das vendas, além de contribuição ao estresse e desânimo dos colaboradores.

Sistemas de comunicação interna propagados de maneira eficiente pelo departamento de Recursos Humanos ajudam em diversos aspectos como:

  • Mantém a equipe informada sobre os rumos da empresa;
  • Reduzem os ruídos na comunicação entre liderança e liderados;
  • Moldam a cultura organizacional
  • Aumentam a produtividade dos colaboradores;
  • Diminuem o índice de rotatividade;
  • Reduzem o absenteísmo. 

Redução de custos

Embora pequenas empresas possam ter a visão de ferramentas de gestão como um “gasto”, elas precisam ser entendidas como um investimento inicial, podendo gerar economia a longo prazo devido a melhor eficiência geral, especialmente por reduzir a necessidade de corrigir tarefas anteriores. 

Quais são as ferramentas de gestão indispensáveis para o RH?

Para viabilizar todo esse cenário de um RH modernizado e eficiente, é preciso disponibilizar ao setor algumas ferramentas de gestão. Veja a seguir as principais soluções:

Processo de Recrutamento e Seleção

Processos de Recrutamento e Seleção (R&S) são importantes para as empresas, pois a atração de talentos qualificados impacta diretamente o desempenho da organização.

Selecionar os melhores candidatos no recrutamento externo, e observar quais as “pratas da casa” tem as melhores características para os cargos de liderança no recrutamento interno, são processos que necessitam de certo cuidado em relação à análise do perfil do candidato.

Por isso, a utilização da tecnologia de Inteligência Artificial (I.A.) nos processos de Recrutamento, feita com base em testes online, tem ganhado protagonismo nas empresas.

Com o uso desse mecanismo, são economizadas horas de trabalho manual, principalmente nas etapas iniciantes da seleção, resultando em agilidade, segurança, menor probabilidade de erros e eliminação de subjetividades por parte do recrutador, que ainda pode se dedicar a outras tarefas.

Avaliação de desempenho individual

Ao permitir a análise de resultados do que cada colaborador realiza em relação às entregas pré-estabelecidas, a avaliação de desempenho se apresenta como fundamental para o desenvolvimento organizacional. 

A importância da avaliação de desempenho como uma ferramenta de gestão do RH se manifesta na identificação de talentos, o que permite a promoção daqueles que se destacam, e o melhor alinhamento entre as expectativas da liderança e as dos colaboradores.

Feedback contínuo

O feedback contínuo precisa fazer parte da cultura organizacional, uma vez que ao deixar os colaboradores a par sobre seu desempenho, é mais rápida a possibilidade de ajustes e melhorias nas atividades diárias, contribuindo para uma maior qualidade do trabalho.

Empresas onde há a cultura do retorno opinativo em relação ao trabalho, criam um ambiente que promove a aprendizagem e a comunicação aberta, resultando em equipes mais produtivas e engajadas.

E lembre-se de que o reconhecimento de qualidades também é feedback, então essa prática não deve ser focada apenas na correção de erros, mas também na celebração de resultados atingidos.

Programas de capacitação e educação corporativa

Ser uma ferramenta estratégica na formação e aprimoramento de competências críticas para a organização é o que tem cada vez mais valorizado a educação corporativa aos olhos dos gestores.

Assim, é preciso investir e servir de ponte entre os colaboradores e cursos, treinamentos, seminários, workshops, mentoring e outras diferentes formas de capacitação. 

Ao RH, a tarefa é identificar a plataforma menos dispendiosa e mais adequada para a disponibilização de material educativo aos colaboradores e auxiliar os gestores, por meio de dados e informações, quais os conteúdos que vão ser mais necessários para o aprendizado de cada colaborador.

Entendeu como as soluções e ferramentas de gestão são essenciais para modernizar o setor de RH das empresas de menor porte? Navegue pelo blog da Alelo e veja mais dicas sobre como aprimorar a cultura organizacional

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