O papel do gestor de frota ganha cada vez mais relevância nas cidades. Mais do que gerir veículos entre pontos A e B e buscar eficiência no ambiente corporativo, esse profissional é convidado a fazer parte de uma mudança muito maior e se tornar gestor de mobilidade. Para discutir o assunto, a Alelo e o Bradesco reuniram cerca de 100 gestores de frota em um evento realizado na quarta-feira, 20, em São Paulo.

“Esse encontro me fez refletir sobre a questão da posse dos veículos e pensar mais sobre o espaço urbano e as distâncias entre os deslocamentos”

A ideia do encontro foi trocar ideias sobre novas maneiras de trazer ainda mais eficiência e agilidade para o dia a dia, contribuindo para que o gestor supere os desafios e ganhe destaque como agente da mudança. “Esse tipo de evento é essencial para fortalecer a nossa relação com os gestores de frota e Bancos parceiros e entender cada vez mais as suas necessidades”, diz Mauro Kondo, Head Comercial do Alelo Auto. O evento foi motivado pelas ações da Semana da Mobilidade 2017, promovida pela Secretaria de Mobilidade e Transportes de São Paulo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e SPTrans, que acontece de 18 a 25 de setembro.

“O papel do gestor não se restringe mais só em definir a melhor rota e controlar custo por quilômetro. Estamos na era do TCM, do custo total da mobilidade, que trabalha com a integração de modais”

Além de gestores de empresas dos mais variados setores como Lexmark, Raízen, Hypermarcas e Kimberly-Clark, o evento contou com a presença de Regina Helena, responsável por Macroeconomia no Bradesco. Em sua apresentação, ela assinalou índices que reforçam que o pior momento econômico do país já ficou para trás. “Projetamos um PIB 0,7% maior neste ano, temos uma inflação em queda e sob controle, que melhora a renda real dos consumidores e nos coloca em uma rota de retomada”, diz. Tudo isso, segundo ela, eleva a confiança de investidores e deve aliviar o cenário para tomadas de decisões nas empresas.

Mais do que uma visão geral sobre a economia do país, os gestores tiveram a oportunidade de conhecer as mudanças que já são realidade no setor. Roberto Niemeyer, Diretor da Alelo, apresentou as soluções da empresa para acompanhar as tendências globais de mobilidade, como o modelo de carona. Iniciado como projeto piloto na sede da companhia, em Alphaville, o mecanismo estimula que os funcionários compartilhem rotas e sejam premiados com pontos Livelo, programa de fidelidade parceira da Alelo.

“O futuro já chegou e estamos prontos para fazer parte dele”

Em um mês, metade dos colaboradores da empresa ativaram perfis e foram geradas 279 caronas, que representaram 722 horas de networking entre colaboradores, 5 mil quilômetros percorridos e 859 quilos de CO2 a menos na atmosfera. “O papel do gestor não se restringe mais só em definir a melhor rota e controlar custo por quilômetro. Estamos na era do TCM, do custo total da mobilidade, que trabalha com a integração de modais”, diz Niemeyer.

Para dar suporte à evolução do setor, a Alelo apresentou ainda seu aplicativo ‘Minha Frota’, que possibilita agilidade na tomada de decisão dos gestores pelo celular e o modelo de carro compartilhado — o primeiro voltado para empresas no Brasil. Em 122 dias de projeto piloto entre os funcionários da companhia, dois carros percorreram 20,5 mil quilômetros e representaram 40% de redução de custos para empresa. “Não se trata mais apenas da posse de ativos e sim de como isso será usado da melhor forma possível”, afirma o executivo da Alelo.

Os gestores presentes também tiveram a oportunidade de conhecer em primeira-mão um projeto inovador de veículos compartilhados, que passará a operar na cidade de São Paulo em breve. A empresa Urbano LDSharing vai disponibilizar veículos dos modelos BMW i3 e Mercedes-Benz Smart, alguns elétricos, em zonas de São Paulo e cobrará R$ 1,20 por minuto de trajeto. O sistema funcionará como ‘free floating’, o que significa que os carros estarão espalhados por áreas na cidade e podem ser utilizados de forma espontânea, sendo devolvidos nos pontos da área operacional. “O futuro já chegou e estamos prontos para fazer parte dele”, diz Paulo, da Urbano LDSharing. Para viabilizar a operação, a companhia conta com parceiros como a Alelo, Visa e Claro.

“não dá mais para fugir da questão da mobilidade”

Com muita integração dos gestores presentes, que ficaram surpresos com as possibilidades de mobilidade já disponíveis no mercado, o evento foi encerrado por César Urnhani, apresentador do programa Auto Esporte e CBN Motor. Em sua apresentação, ele deu dicas de direção, falou do comportamento dos motoristas e destacou como o gestor de frotas pode ser um agente replicador da questão da segurança no trânsito.

Para o gestor de frotas de uma companhia do setor de bens de consumo, o evento ajudou a provocar uma discussão sobre qual cidade queremos construir e como caminhar rumo à esta mudança. “Esse encontro me fez refletir sobre a questão da posse dos veículos e pensar mais sobre o espaço urbano e as distâncias entre os deslocamentos”, afirmou. Outro profissional declarou que ‘”a ideia é entender cada vez mais quais são os meios e alternativas de melhorar a experiência no trânsito com a ajuda da integração dos modais”.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.