O verão já está aí! Como a estação proporciona uma maior exposição aos raios solares, devido às altas temperaturas, ela exige também um cuidado especial com a pele. E a alimentação pode fazer toda diferença na proteção e, de quebra, garantir aquele desejado bronzeado para exibir na praia ou na piscina.

Alimentos para preparar a pele para o verão

Confira quais alimentos merecem entrar na sua dieta durante a estação mais quente do ano:

Cenoura: Esse é, provavelmente, o alimento número 1 quando o assunto é cuidado com a pele. Isso porque a cenoura é rica em betacaroteno, que mantém a hidratação da pele e é responsável por conferir à pele o bronzeado tão desejado. Não à toa tantos produtos bronzeadores têm o óleo de cenoura como ingrediente em suas composições.

Frutas Cítricas: Um suco de frutas cítricas, como abacaxi, limão e laranja, não é apenas uma opção refrescante em dias de calor intenso. A vitamina C é um nutriente essencial para a síntese do colágeno, proteína que garante a firmeza da pele, deixando-a livre de flacidez. Não esqueça de lavar as mãos após mexer com as frutas cítricas, pois, podem manchar a pele em contato com o sol.

Pepino: Quem nunca ouviu falar que pepino acalma a pele? Isso é uma grande verdade! Por ser composto por 95% de água, esse é um alimento que hidrata e melhora irritações. Portanto, se você exagerou na exposição ao sol, vale aplicar algumas rodelas do vegetal na área afetada.

Manga: Mais um alimento rico em betacaroteno, substância que confere a cor alaranjada. A manga concentra ainda mais de 20 vitaminas e minerais! E mais: a fruta também é rica em vitamina A, que atua sobre a pele, ajuda a recuperar a elasticidade e suaviza as indesejáveis rugas.

Melancia: Essa é uma fruta rica em licopeno, molécula que confere a cor vermelha e também está presente no morango e no tomate. Esse pigmento age na proteção da pele, especialmente em relação aos malefícios dos raios ultravioletas. Além disso, a melancia também é composta, em sua grande parte, de água, o que garante a hidratação. Ainda é possível encontrar vitamina A e C, nutrientes aliados da pele.

Por último, mas não menos importante… É claro que a água não poderia ficar de fora! Hidratar-se é essencial durante todo o ano, mas isso é ainda mais essencial durante o verão, uma vez que perdemos muito líquido por meio do suor e é necessário repor os minerais e outros nutrientes eliminados. O indicado é beber, pelo menos, 2 litros de água por dia. Mas para completar a hidratação, você pode consumir também chás e sucos de frutas naturais, de preferência sem açúcar.

Além desses cuidados com a alimentação, é essencial não abrir mão do protetor solar e preferir se expor ao sol antes das 10h e depois das 16h.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.