Com o passar do tempo e a evolução natural da sociedade, muitos hábitos e demandas comuns em outras épocas passaram por uma fase de adaptações para chegar ao que são hoje. Diante dessa realidade, os gestores que souberem o que fazer para motivar a geração Y no mercado de trabalho terão um grande diferencial competitivo.

Esses funcionários possuem não apenas anseios distintos, mas também uma percepção completamente nova das relações organizacionais e até mesmo do que eles esperam de suas vidas, inclusive do ponto de vista pessoal.

Quer compreender um pouco melhor esse fenômeno? Então confira o conteúdo a seguir.

Mas afinal, o que é a geração Y?

A chamada geração Y, também conhecida como a geração do milênio (ou ainda, millennials), diz respeito às pessoas que nasceram próximas da virada do milênio. Enquanto alguns autores e pesquisadores relacionam esse fenômeno apenas aos que vieram ao mundo por volta do ano 2000, outros estendem esse fenômeno até a década de 90 ou até a de 80.

O traço de comportamento comum é que eles já cresceram em uma época de grandes avanços tecnológicos e abundância material, em ambientes altamente urbanizados. A sua própria concepção se deu em uma era completamente influenciada pela mídia e de elevada inteiração social, sobretudo por conta do crescimento e da facilidade de acesso internet.

Todos esses elementos, obviamente, alteraram a forma como os jovens interagem uns com os outros, tanto de acordo com contexto socioeconômico como na no planejamento financeiro, e formaram trabalhadores bastante diferentes dos de outras épocas, sobretudo em suas expectativas e anseios profissionais.

Quais impactos a geração Y causa nas empresas?

Como um ciclo natural de gerações, os millennials estão ocupando cargos de importância, até mesmo como líderes nas empresas. Quado não dentro, essa geração tem criado os seus próprios negócios e empreendimentos.

Como dissemos, esses profissionais têm motivações diferentes e as empresas precisaram se adaptar a isso. Se em outros tempos era fácil atrair colaboradores apenas oferecendo um bom salário, atualmente isso não funciona tão bem sozinho. É preciso proporcionar um relacionamento promissor, por meio de estratégias consistentes.

O que as empresas fazem para manter a geração Y motivada?

Manter a geração Y engajada e motivada nem sempre é simples e, por isso mesmo, as empresas tem se adaptado à chegada e participação dos millennials no mercado de trabalho.

Veja a seguir algumas das estratégias que muitos gestores estão adotando para atrair e manter o desempenho desses profissionais.

A) Recompensas baseadas na meritocracia

Os trabalhadores dess geração não aceitam mais qualquer vantagem oferecida para quem não fez por merecer. Por isso, uma das maneiras de reagir é a aposta na meritocracia.

Millennials gostam de ter algumas horas para aproveitar momentos com a família ou com os amigos, mas também são focados e sabem se dedicar a um projeto. Por isso, eles desejam ser recompensados e valorizam políticas justas de premiação, garantindo que não sejam preteridos por outros em função de proximidade com os líderes.

B) Flexibilidade na jornada de trabalho

Como dissemos, a geração Y quer passar tempo com a família e com os amigos, mesmo que tenham um grande apreço pelos resultados. Eles acreditam que é perfeitamente possível equilibrar a vida pessoal e a profissional, sobretudo por conta da ajuda de tecnologias que possibilitam o trabalho remoto.

Sendo assim, as empresas que estão investindo home office ou em novas formas de comunicação instantânea, por exemplo, estão tendo um diferencial competitivo para atrair e reter talentos. Outras formas de tornar a jornada de trabalho mais flexível também são bem-vindas, como o uso estratégico dos bancos de horas.

C) Líderes que oferecem feedbacks

Para a geração Y, é muito importante que os líderes e os demais representantes da empresa proporcionem um feedback constante e, além disso, consistente. Por mais que esses indivíduos prezem pela sua independência intelectual, esse retorno ajuda a saber se estão atuando do jeito certo e, acima de tudo, se não estão desperdiçando energia.

Para os millennials, o retorno de informações é indispensável e faz com que eles se motivem a ter o melhor desempenho, por meio do conhecimento do que estão fazendo de positivo ou de negativo do ponto de vista da organização. Também é uma maneira de melhorar continuamente, desde que isso não vire uma “bronca” sem sentido.

D) Possibilidade de ascensão profissional

Uma característica comum dos oriundos da geração Y é que eles costumam apresentar traços de ansiedade em sua personalidade. Por isso, eles não são tão pacientes quanto os trabalhadores de outras épocas e demandam, por vezes com muita pressa, a possibilidade de conseguir uma ascensão em suas carreiras.

Mais uma vez, as empresas precisam se adaptar e organizações que oferecem plano de cargos ou vias bem definidas de crescimento na carreira possuem uma vantagem em relação à concorrência. Essa também é uma maneira de valorizar e reconhecer os funcionários pelos esforços empregados diariamente no negócio.

Qual o papel do RH nessa missão?

Neste ambiente mais instável, as empresas e as suas lideranças que não se adaptarem poderão ter problemas em atrair e reter talentos.

Usar bem essas informações é papel dos recrutadores e setores de RH para que estejam atentos às mudanças nas relações de negócio, nas interações de trabalho e nos processos de seleção.

Como a gestão de benefícios pode favorecer essa motivação?

Agora fica mais fácil perceber que uma empresa que oferecer uma oferta variada de benefícios pode ter muito mais sucesso em manter a geração Y motivada e engajada. A nova geração não querem apenas salários, mas sim a garantia de que a marca que defendem com seu talento ofereça mais qualidade de vida.

Gostou de aprender o que fazer para motivar a geração Y no mercado de trabalho? Quer oferecer um pacote de benefícios incrível para seus funcionários? Então, entre em contato conosco e solicite uma proposta!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.