Comportamento organizacional: listamos tudo o que você precisa saber!

Confira as dicas sobre comportamento organizacional e tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Leia agora!

Uma empresa funciona como um organismo vivo. Quando todos os elementos do organismo atuam em harmonia, o corpo é saudável, assim como quando todos os colaboradores da organização atuam em conjunto, a empresa é bem-sucedida.

No entanto, quando membros do organismo apresentam problemas, o corpo sofre como um todo (o entupimento de uma veia do coração, por exemplo, pode causar fadiga e falta de apetite). O mesmo ocorre nas empresas: quando todos não estão motivados e atuando em harmonia para os mesmos fins, isso se reflete em todas as áreas da organização, criando dificuldades para o seu sucesso.

O comportamento organizacional atua justamente para o bom funcionamento do organismo empresarial. Saiba mais a seguir!

O que é comportamento organizacional e qual a sua importância?

Como vimos, a atuação de cada participante dentro do corpo da empresa é determinante para o sucesso da organização. Assim, o conceito de comportamento organizacional tem o objetivo de sintetizar a forma como cada colaborador e liderança atua de forma individual e conjunta no ambiente de trabalho.

A teoria do comportamento organizacional se refere às ações tomadas por indivíduos dentro do ambiente empresarial. Essas ações têm reflexos sobre o clima da empresa, as percepções dos colaboradores e seu compromisso com a missão e os valores da organização.

Quais são os níveis de comportamento organizacional?

Existem dois principais níveis em que o comportamento organizacional pode ser percebido, sendo eles:

Nível individual

O nível individual visa entender os comportamentos de cada colaborador, determinando suas motivações no trabalho e a influência que exercem sobre a organização como um todo.

Nível coletivo

O nível coletivo trata sobre o comportamento em grupo nas organizações.

Busca entender as dinâmicas de interação entre os colaboradores e quais são os seus impactos sobre a organização como um todo.

Quais são os três níveis de análise do comportamento organizacional?

Além dos dois níveis principais, existe também um terceiro nível de comportamento organizacional que merece destaque: o grupal.

Nível grupal

No nível grupal são analisados separadamente os diversos setores da empresa em vez da organização como um todo – o que ocorre no nível coletivo. 

Avalia a qualidade da comunicação e integração entre membros de um mesmo grupo, garantindo um ambiente mais saudável e, consequentemente, uma menor rotatividade de pessoal.

Quais são as características do comportamento organizacional?

Por meio dos fundamentos do comportamento organizacional, é possível avaliar o ambiente corporativo e determinar pontos positivos dentro da empresa e comportamentos que precisam ser mudados.

Para isso, são analisadas algumas características da empresa. Tais quais:

  • O nível de proatividade dos colaboradores e liderança;
  • A inteligência emocional dos membros;
  • Os resultados alcançados;
  • O índice de turnover;
  • A qualidade da comunicação entre os membros.

Não deixe de conferir também nosso artigo sobre psicologia organizacional e saiba o que fazer para garantir um bom comportamento individual e coletivo na sua empresa, por meio do conceito de comportamento organizacional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.