Existem histórias memoráveis de empreendedores, marcadas pela superação e pelo sucesso. Uma delas é a trajetória de Junior Durski, chef premiado, fundador e presidente do grupo Madero, do qual faz parte a rede de restaurantes Madero, que conta hoje com mais de 160 estabelecimentos e cerca de seis mil funcionários.
O enfoque do negócio mostra que a simplicidade marca a genialidade. Durski costuma dizer que o diferencial da rede é fazer bem feito o que já existe. A invenção, em questão, é o bom e velho cheeseburger, paixão de Durski e de muita gente.
Desde cedo, ele ficava às voltas com as receitas e cozinhava para amigos e conhecidos. As inspirações vinham da mãe e da avó. Ele abriu um negócio, em 1999, o Restaurante Durski, que na época servia pratos típicos poloneses e ucranianos, feitos com receitas da família, da mesma origem. “Foi uma aventura. Nunca tinha tido experiência na área e era um hobby que me fazia feliz”, recorda.
Mas, estar no mundo da gastronomia como um hobby era muito pouco para ele, que logo decidiu abrir uma hamburgueria. Durski queria a perfeição: viajou aos Estados Unidos, experimentou várias versões do cheeseburger e voltou ao Brasil com o objetivo de encontrar a melhor receita, com a combinação ideal dos ingredientes. Em uma jogada arriscada, Junior Durski baixou o preço dos hambúrgueres em 42%. O negócio ganhou o nome de Madero Express. Em apenas 60 dias, as vendas cresceram 500%. E o negócio alavancou. Hoje são vendidos mais de um milhão de cheeseburgers por mês, para 20 mil pessoas em cada restaurante.
Com o Madero, desde 2005, a rede acumula premiações nacionais e internacionais. Para Durski, ousadia, decisão e criatividade definem um empreendedor de sucesso.
Outra história que merece destaque é a de André Krummenauer, administrador de empresas e fundador e CEO da Involves. A empresa catarinense, inaugurada em 2008, desenvolveu o software para gestão de trade marketing Involves Stage.
“Atingir um objetivo é como um navio em busca da linha do horizonte. A cada quilômetro que se avança, a linha avança mais um quilômetro também. A busca não para”, diz Krummenauer.
O jovem empresário diz que o segredo é saber trabalhar em equipe. Cada um entende de uma área e todos se complementam. Não é possível fazer uma trajetória de sucesso sozinho.
O primeiro passo, portanto, é formar um time de empreendedores no próprio networking: pessoas de confiança e com valores sinérgicos. No caso da Involves, todos eram amigos desde a época da faculdade, mas, se for preciso buscar pessoas, cautela é a palavra de ordem.
Krummenauer sugere que, para ser sócio, é necessário conhecer bem o “candidato”. “Antes de estabelecer a parceria, é preciso ir à casa da pessoa, conversar com ela várias vezes, ver como ela trata o garçom, o cachorro, os filhos, a esposa. Ou seja, enxergar como ela é”, exemplifica.
Para ele, empreender é executar. Se a ideia não for executada, nunca se saberá se ela é boa ou ruim. Além disso, a resiliência precisa estar sempre presente. Não adianta querer que o resultado financeiro aconteça rapidamente. Krummenauer ensina que empreender é uma condição psicológica. Não se pode ter pressa e querer ganhar como se estivesse num emprego com carteira assinada. O retorno pode demorar. “A Involves prosperou com o dinheiro que entrava. Nos oito primeiros anos de operação, a empresa cresceu com recursos próprios. A margem sempre foi pequena”.
A consultora sênior de carreira da Thomas Case & Associados, Márcia Vazquez, dá abaixo algumas dicas para quem quer se tornar um empreendedor de sucesso.
Não ter medo dos desafios
Pessoas empreendedoras são independentes, automotivadas pelo sucesso, autoconfiantes, competitivas e ambiciosas. Lutam muito para conseguir seus objetivos, mesmo que precisem transpor grandes obstáculos. As características mais marcantes são a rapidez de decisão, a agilidade, a iniciativa, o gosto pelo desafio, a visão de futuro e o foco no resultado. Além disso, os empreendedores assumem riscos, possuem alto grau de urgência, são inquisitivas, pragmáticas e audaciosas.
Saber lidar com problemas
Este é o preço a pagar para que seja possível criar, inovar, direcionar pessoas e situações ao futuro. Ser um empreendedor de sucesso exige dedicação diária e constante ao futuro que se está construindo.
Se relacionar bem com as pessoas
Formar e manter relacionamentos, integrar pessoas, ser capaz de demonstrar empatia, convencer e inspirar são competências a serem adquiridas por quem deseja investir em seu próprio negócio.
Focar nos resultados
Por fim, a consultora destaca que a principal dica para ser um empreendedor de sucesso é a transformação dos conhecimentos, comportamentos e habilidades, em atitudes de alta performance que gerem resultados para todos.
E você, empreendedor, o que fez para obter sucesso no seu negócio? Conte aqui para gente.
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