A Copa começa hoje e, com esse clima de futebol, o nosso embaixador Marcio Atalla trouxe algumas dicas para você aproveitar essa vibração e começar a se mexer!

“Uma boa dica é juntar os amigos e fazer um campeonato a parte. Esporte coletivo é bom porque cria o compromisso. Se faltar jogador, acaba com a partida, então acaba estimulando os boleiros a comparecer e, de quebra, se movimentar, praticar uma atividade física”, recomenda. Segundo o preparador físico, a ideia é que esse clima vire hábito e a pelada fique estabelecida, com dia, hora e local marcados religiosamente. “Isso se chama regularidade no exercício, e esse é o primeiro passo para mudarmos a qualidade de vida”, afirma.

Além disso, o futebol é uma modalidade que trabalha diversos grupos musculares, mas principalmente os de membros inferiores, como panturrilhas, coxas e posteriores.  O abdômen e glúteos também são bastante exigidos pela modalidade. Vale destacar que dependendo da posição do jogador – atacante, meio-campo, zagueiro ou goleiro, por exemplo – os músculos são trabalhados de forma diferente, apresentando inclusive biotipos bastante característicos.

Além de trabalhar os músculos, o futebol também queima calorias! Claro que o gasto calórico vai depender muito da posição do jogador. Um meio-campo ou lateral, por exemplo, que corre praticamente o jogo todo por todo o espaço, com certeza, gasta mais energia que um centroavante, que tem como função fazer o gol e fica quase que o tempo todo na área do campo de ataque. No entanto, em média uma pessoa de 70kg gasta 250kcal a cada 30 minutos de jogo em uma pelada, sendo que esse número pode ser ainda maior em uma partida oficial ou em um treino mais intenso (um jogador profissional de 75kg chega a gastar até 1300kcal em um treino).  O que é bacana na pelada é que os participantes podem alternar as posições, proporcionando diferentes tipos de trabalho físicos.

Que tal não ficar só assistindo os jogos em frente à TV? Siga a dica do blog da Alelo e chame os amigos e monte um time! Futebol também é saúde.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.