O mercado alimentício está cada dia mais competitivo, por isso colocar em prática estratégias que tornem seu comércio atrativo faz toda a diferença. Com a alta das vendas no modelo de delivery, não pense que vantagens, capricho e cuidados não são levados em conta pelos consumidores. Aposte em estratégias e ações que levem a qualidade de seus produtos e de seu atendimento até à casa dos seus clientes.

O publicitário João Gazzola abriu, no meio do ano passado, uma pizzaria artesanal em São Paulo e trabalha só com o delivery. A ideia é oferecer aos clientes uma verdadeira experiencia napolitana, na comodidade de casa. Segundo o empreendedor, embora a cidade tenha algumas pizzarias artesanais, no raio de atuação de seu negócio, todas trabalham com foco no atendimento de salão e faltava uma opção para quem queria consumir o produto em casa, ainda mais durante a pandemia.

“É muito diferente preparar uma pizza para ser consumida no local, onde você tem o controle absoluto sobre a produção, preparo e entrega na mesa a poucos metros do forno e uma para delivery”, comenta Gazzola.

Até chegar na receita ideal, o empreendedor conta que testou exaustivamente o ponto das massas e dos recheios. Depois de muita pesquisa com diversos ingredientes selecionados, foi criada uma versão certa para que o cliente reaqueça a pizza por no máximo três minutos no forno de casa, assim que ela é entregue, recuperando a textura original. “Enviamos uma mensagem no WhatsApp quando a pizza está a caminho, assim o cliente já deixa o forno ligado e em pouco minutos tem a pizza como se estivesse sendo servida na mesa de uma pizzaria”, acrescenta.

Esse cuidado faz com que o consumidor sinta a diferença em receber um produto na facilidade de casa, mas sem perder a qualidade. Dependendo do tipo de negócio, você pode adaptar também outras ações para encantar seus clientes.

Não sabe o que pode fazer? Calma, preparamos outras dicas para te ajudar a oferecer benefícios capazes de conquistar ainda mais seus clientes:

#Use os aplicativos disponíveis

Se quiser atingir mais consumidores com seu negócio, esteja presente nos principais aplicativos e plataformas de entrega de comida. Eles têm se tornado, cada vez mais, o primeiro recurso de busca na hora da fome.

Pesquise sobre taxas de entrega e comissões para que esses valores não impactem muito em seu lucro. Veja se há possibilidade de diminuir algum custo para não repassar ao cliente final. Lembre-se que nesses aplicativos existem mais competividade entre os restaurantes e maior comparação de preço por parte dos consumidores.

#Ofereça programa de fidelidade

Esse tipo de ação já é colocado em prática há tempo por alguns estabelecimentos de alimentação, mas essa dica está longe de ficar obsoleta.

Há várias formas de criar um programa de fidelidade, verifique o que mais faz sentido ao seu negócio. Você pode oferecer cupons de descontos, seja na primeira compra, em aniversários ou em outras datas comemorativas, por exemplo,

Outra boa opção, é oferecer um sistema de benefício em que em um determinado número de compras, o consumidor ganha algo. Pode ser um outro prato, uma bebida, uma sobremesa, um brinde, uma entrega grátis, um bom desconto, entre outras vantagens.

#Faça promoções fora dos dias de pico

Se o movimento do seu comércio é menor no meio da semana, transforme isso em oportunidade para oferecer alguma ação diferenciada, como preço menor ou uma promoção do tipo “compre um e leve dois”.

Com isso, você chamará a atenção dos consumidores e poderá fortalecer seu caixa e garantir o faturamento mesmo nos dias em que o movimento seria mais fraco.

#Priorize seus produtos mais vendidos

Seja qual for o tipo do seu estabelecimento gastronômico, há sempre um produto considerado o carro-chefe da sua marca, certo? Sabe aquele prato ou produto mais desejado, que muitos clientes te procuram só por causa dele? Então, use-o a favor do seu negócio, dando atenção e trabalhando isso em suas comunicações e promoções.

Tenha sempre cuidado especial ao produto de destaque, aprimorando o que for preciso, e transforme ele em embaixador da sua marca.

# Invista em fotos profissionais

Ao trabalhar com delivery, você vai precisar encantar seus consumidores, incialmente, com imagens, principalmente com quem ainda não conhece seus produtos. Seja em canais digitais próprios ou em aplicativos de entrega de comida, tenha em mente a necessidade de investir em fotos profissionais de seus produtos.

Contrate um profissional para criar uma identidade visual para seus materiais e fotos de divulgação, cardápios, redes sociais (se tiver) e demais comunicação. Imagens de alta qualidade ajudam na escolha dos seus produtos.

#Diversifique as formas de pagamento

Hoje há uma diversa gama de formas de pagamento disponíveis no mercado. Além dos tradicionais cartões de débito e crédito, ofereça outras opções para seus consumidores efetuarem o pagamento.

Avalie aceitar vouchers de benefícios como os cartões Alelo Alimentação e Alelo Refeição, muito usados pelos clientes, assim como os novos PIX e Picpay, por exemplo, mostrando que está sempre atualizado com as novidades. O importante é que o consumidor tenha escolha na hora de pagar por seus produtos.

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