O cenário do desemprego tem sido bastante expressivo após a situação econômica enfrentada pelo país. Uma pesquisa realizada pela Alelo, aponta que 1/3 dos respondentes possui algum familiar que perdeu o emprego no último ano. Nesse contexto, uma variação na oferta salarial e de benefícios das empresas pode ser determinante para atrair bons candidatos.

Com uma boa estratégia de gestão de benefícios, a empresa pode impulsionar os resultados obtidos pela sua equipe. Pensando nisso, preparamos um post que explica o que é, qual a importância e como realizar uma gestão de subsídios eficiente na sua empresa. Confira!

O que é gestão de subsídios?

A gestão de subsídios, ou gestão de benefícios, é uma das estratégias utilizadas pela empresa para atrair e reter talentos importantes. Seu objetivo é construir uma relação sólida entre a empresa e o funcionário, valorizando e recompensando seus esforços com facilidades que auxiliam no seu dia a dia.

Quando essa gestão é eficiente, ela acaba se tornando um diferencial competitivo para atrair profissionais cada vez melhores para as suas equipes. Para isso, existem diversas alternativas de incentivos que podem ser gerados para os colaboradores, desde aqueles que focam no seu desenvolvimento, até as vantagens que estimulam os momentos de lazer.

Os benefícios mais utilizados podem ser divididos entre aqueles que promovem o desenvolvimento pessoal e os que proporcionam bem-estar. Confira alguns deles:

  • cursos para aprimoramento;
  • viagens de trabalho;
  • participações em eventos;
  • cursos de MBA;
  • programas internacionais;
  • parcerias com academias;
  • assistência à saúde;
  • vale-cultura.

A gestão de subsídios também é essencial para garantir a organização do fornecimento das vantagens proporcionadas pela empresa para o funcionário. Dessa forma, ela é responsável por identificar, escolher e aplicar os incentivos mais relevantes para o público interno, reduzindo custos desnecessários com benefícios irrelevantes.

Por que realizar a gestão de benefícios?

A gestão de benefícios oferecidos pela empresa pode gerar uma série de vantagens que se tornarão diferenciais competitivos para o negócio. A seguir, listamos algumas das principais, confira!

1. Aumenta a produtividade da equipe

A desvalorização é um dos principais gatilhos para a desmotivação do profissional. Portanto, uma equipe valorizada e que recebe subsídios realmente relevantes, percebe que existe um cuidado por trás de toda a gestão de benefícios, que prioriza o seu bem-estar e as suas necessidades.

Isso só acontece quando a empresa busca alinhar as expectativas do profissional com a oferta de incentivos que também sejam interessantes para o seu desenvolvimento e para o crescimento do negócio. Um exemplo bastante interessante disso são os custeios de cursos, seminários e palestras.

2. Reduz o turnover

Exite uma pesquisa realizada que indica as principais causas das demissões solicitadas pelos trabalhadores. Elas são:

  • pouca oportunidade de crescimento;
  • lideranças negativas ou ineficientes;
  • ausência de desafios;
  • remuneração insatisfatória;
  • pouco reconhecimento.

Uma boa gestão de subsídios se antecipa a todas essas situações. Se realizada de forma estratégica, ela é capaz de possibilitar o crescimento do funcionário, aprimorar as lideranças, proporcionar desafios, complementar o salário e aumentar o reconhecimento do colaborador.

Por isso, ao priorizar a gestão de benefícios, a empresa investe na redução do turnover, com soluções como viagens de trabalho, bônus por desempenho, participação nos lucros e outros.

3. Integra a empresa e o colaborador

Quanto mais preocupada com as necessidades do colaborador, melhor o relacionamento que a empresa consegue estabelecer com seus talentos. Quando ela define como prioridade o cuidado com questões que são importantes para o trabalhador, ela afunila sua relação com ele, tornando-a mais humanizada e próxima.

Assim, a empresa pode promover benefícios simples, mas que tenham valor para seus funcionários. A exemplo disso estão os cafés da manhã, almoços ou lanches da tarde coletivos, em que, além de amenizar o fluxo de trabalho, as equipes ainda podem interagir uns com os outros de uma maneira mais informal.

Qual a melhor forma de realizar a gestão de subsídios?

Para realizar uma gestão de subsídios eficiente, a empresa deve estar atenta às necessidades e desejos do seu público interno. Assim, o pacote de benefícios não deve ser restrito a vale-alimentação e vale-transporte, mas ir além das ofertas básicas e mais frequentes na maioria das empresas.

Não que os exemplos citados não sejam importantes, mas a empresa precisa se preocupar em oferecer algo a mais e realizar uma entrega que faça o profissional se sentir valorizado pelo seu trabalho. Assim, a função do setor de Recursos Humanos também abrange a identificação de incentivos que ofereçam vantagens aos seus colaboradores.

Existem, basicamente, três passos simples e cíclicos que devem estar em constante funcionamento durante a gestão de benefícios. São eles:

  1. envolver as pessoas na escolha dos benefícios — nem todos os incentivos são relevantes para todos, assim, eles devem atender a maior quantidade e diversidade de profissionais. Para isso, a empresa pode apostar em pesquisas internas que levantam as principais necessidades das equipes;
  2. comunicar os benefícios oferecidos — para fazerem parte, efetivamente, do processo de escolha dos benefícios, é preciso que os colaboradores sejam comunicados da decisão final e saibam como utilizá-los, além de terem um canal de comunicação disponível para fazerem observações sempre que necessário;
  3. reavaliar os benefícios — as vantagens oferecidas para os funcionários só serão eficazes de atenderem suas necessidades, que podem mudar de tempos em tempos. Portanto, é essencial manter os benefícios escolhidos em frequente reavaliação e ajustá-los sempre que precisar.

Esses são passos básicos que devem ser sempre abordados pela equipe responsável pela gestão de subsídios da empresa. Além deles, existem dois outros aspectos que não podem ser deixados de lado para garantir a eficiência da escolha, que são:

  • a separação dos benefícios por grupos distintos — assim, a empresa poderá atender as equipes com as soluções que mais fazem sentido para elas;
  • a definição de uma política de benefícios — é preciso estabelecer com clareza o perfil da empresa, as principais necessidades da equipe, a viabilidade financeira, o método de fornecimento dos benefícios e os aspectos burocráticos.

Com esse conjunto de cuidados, é possível estabelecer pacotes de planos sempre atualizados e alinhados com a realidade dos trabalhadores da empresa. Isso auxilia a empresa a alcançar seus objetivos por meio da motivação, melhor desempenho e comprometimento dos funcionários.

Agora que você já sabe o quanto a gestão de subsídios é importante e como fazê-la da melhor maneira, compartilhe este post no Facebook e LinkedIn!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.