Após dois anos (ou mais) de home office, o chat finalmente dá lugar ao cafezinho! Pelo menos essa é a realidade de muitas empresas que voltam ao trabalho presencial, seja ele em regime híbrido ou não.
Embora isso tenha aspectos positivos, como a volta do contato mais próximo e das trocas “olho no olho”, o retorno ao escritório também tem seus desafios.
Segundo uma pesquisa da McKinsey, 80% das pessoas questionadas relataram que gostam de trabalhar em casa, 41% disseram que são mais produtivos do que antes e 28% que são tão produtivos quanto antes.
Diante disto, é importante incentivar o entrosamento entre as equipes e tornar o ambiente corporativo mais acolhedor e convidativo.
Confira abaixo algumas dicas para tornar essa fase mais leve para todos!
Volta ao trabalho presencial: para compartilhar e conectar pessoas
Lembre-se que nos últimos anos todos os contatos foram através de uma telinha. Então na hora da volta ao trabalho presencial, é essencial criar espaços no escritório onde as pessoas se sintam à vontade para conversar e compartilhar experiências e ideias.
Por isso, tenha em mente o motivo principal do movimento de retorno ao escritório. Ou, como as equipes planejam organizar as atividades dentro do novo sistema de trabalho híbrido.
Assim, é possível planejar as agendas e adequar os espaços às novas necessidades. A tendência é que os escritórios sejam o destino escolhido para dar vazão a atividades coletivas, como:
- Reuniões de equipe;
- Painéis de planejamento;
- Workshops e treinamentos;
- Integração de novos funcionários;
- Rotinas que envolvam a atuação de vários colaboradores, como dinâmicas de grupo, criação em marketing;
- Ou o bom e velho networking entre áreas.
A dica é: menos baias individuais, mais ambientes de convivência.
Na Alelo por exemplo, o novo #Aleloffice, inaugurado dia 18/05, ganhou novos espaços focados em integração e troca entre equipes. Tudo feito com cuidado, pensando no bem-estar das pessoas, acolhimento e inclusão.
Um ambiente que incentiva a aproximação entre os colaboradores, o reencontro entre os times que passaram tanto tempo trabalhando em locais distintos e um momento de relaxamento em meio à rotina de trabalho.
“Queríamos trabalhar esse conceito orgânico, então, implementamos espaços flexíveis com mesas que se adaptam de acordo com as necessidades de cada momento. Além da presença do verde, também buscamos trazer um escritório com cara de casa, integrando o café e disponibilizando mais pufes e sofás”
Cesario Nakamura, CEO da Alelo
Para que o novo escritório atendesse às necessidades de todos, a Alelo realizou tours durante a reforma. Ao todo, 68 pessoas visitaram o espaço. O último grupo foi composto exclusivamente de profissionais com deficiência para avaliar a acessibilidade do local.
Outro cuidado foi a aplicação do conceito de biofilia. Tendência da arquitetura que busca incorporar a natureza ao ambiente, garantindo além de muitas plantinhas, um design que favorece a entrada da luz natural.
E não parou por aí! Uma fragrância foi especialmente desenvolvida para a Alelo.
“Hoje, quando funcionários e clientes entrarem na Alelo, esse cheiro vai ficar na memória olfativa e fazer eles se lembrarem daqui”, finaliza Nakamura.
Comunicação interna: integração e conexão entre colaboradores
Reforçar a comunicação interna também é um passo importante para receber os colaboradores de volta. Até porque, muitos deles chegaram durante a pandemia e não tiveram a oportunidade de conhecer todos pessoalmente.
Gestores e RH devem investir em uma comunicação que melhore a conexão entre os colaboradores (e deles com a empresa). Alguns exemplos:
- mensagens de boas-vindas;
- distribuição de pequenos mimos;
- dinâmicas de grupo;
- coffee breaks especiais;
- Happy hours.
Tudo para incentivar o entrosamento e trazer mais leveza para a rotina de trabalho. Afinal, este é o momento para desenvolver e reforçar a cultura organizacional.
Na Alelo houve uma semana especial para recepcionar os alelovers. Batizada de SoulWeek, a programação contou com happy hours, apresentação do grupo de samba formado pelos funcionários, carrinho de sorvetes e distribuição de docinhos.
Uma ótima oportunidade para reforçar o sentimento de pertencimento dos colaboradores e conectá-los com os valores da empresa.
Gestão humanizada: mais empatia na volta ao trabalho presencial
Mas nesse processo, é importante também ficar atento à necessidade de se ter empatia. A pandemia afetou o psicológico de muitas pessoas, o que também pode causar insegurança no retorno ao trabalho presencial.
Assim, é essencial que os gestores tenham uma postura humanizada, atentando-se ao fato de que alguns colaboradores podem precisar de mais tempo para voltar totalmente ao regime presencial e ao ritmo de antes.
Pensando nisso, o que acha de implementar algumas das seguintes ações:
- Programe o retorno de forma gradual;
- Mantenha os horários flexíveis, na medida do possível;
- Nomeie colaboradores mais experientes para serem pontos focais na recepção de novos funcionários;
- Programe a agenda de reuniões com antecedência, para que todos se organizem com calma;
- Evite reuniões muito longas e próximas do horário de chegada ou saída.
Concluindo, com a adaptação do escritório, clareza na comunicação interna, ações de boas-vindas e empatia, é possível garantir o bem-estar e engajamento de todos.
Enfim, o tão esperado momento chegou. E a casa está cheia!
Como tem sido o retorno ao escritório por aí?