O happy hour, ou hora feliz na tradução livre, é o momento de pendurar o crachá e relaxar após o expediente. Seja na própria empresa, em um bar ou restaurante, a atividade é bastante famosa entre os trabalhadores brasileiros.

Além de descontrair após um dia cheio de demandas, trocar ideias e conhecer os colegas para além dos assuntos da empresa, é uma ótima forma de integração, o que pode, inclusive, ajudar no rendimento geral do time.

Por isso, o blog da Alelo preparou um conteúdo especial sobre a importância de “quebrar o gelo” no trabalho com um happy hour corporativo de primeira. Vamos nessa?

O que é um happy hour corporativo?

O happy hour corporativo é uma confraternização entre os colaboradores de uma empresa.

É nesse momento fora do horário de trabalho, que os profissionais deixam o cargo de lado para se juntar para comer e beber, mas principalmente, para conversar sobre assuntos que não estão ligados ao dia a dia de planilhas, metas e reuniões.

Quais são os benefícios do happy hour corporativo?

Tirar umas horinhas por semana para relaxar, colocar o papo em dia e dar risada é com certeza um dos principais motivos para instituir um happy hour corporativo na sua empresa.

@alelobrasil Motivação no meio da semana baseada em happy hour na quarta e feriado na sexta! 🙌🏼 Bora Brasil, assim fica fácil riscar a listinha de demandas! #influlovers #happyhour ♬ som original – Alelo Brasil

Além de quebrar a rotina, o HH (happy hour) pode amenizar os sintomas de estresse, e até mesmo auxiliar na prevenção do temido burnout.

Não é a toa que muitos bares e restaurantes apostam em cardápios e promoções especiais para a hora feliz. <3

Veja a seguir alguns dos benefícios do happy hour corporativo para o dia a dia das empresas:

Maior integração entre os colaboradores

É no momento de descontração e no bate-papo que surgem temas que, dificilmente, vão aparecer nas conversas durante o horário de trabalho.

Conhecer os colegas para além de suas funções diárias, sabendo mais sobre sua vida pessoal, família e interesses, é uma forma de criar vínculos importantes.

E essa integração é fundamental especialmente em tempos pós-pandemia, após longos períodos em trabalho remoto, ou mesmo para quem adotou o regime de home office definitivamente.

Afinal, muitos funcionários só mantiveram contato por meios virtuais, e muitos nem se conhecem pessoalmente.

O happy hour aparece então como uma forma de amenizar esse tempo de pouco de convívio.

Melhora do clima organizacional

Promover um relacionamento mais próximo dentro do ambiente corporativo e trabalhar as conexões interpessoais é muito importante para a manutenção do clima organizacional.

Com o happy hour corporativo é possível colocar todos em comunhão com a empresa e com os demais colegas de trabalho, ressaltando a cultura da companhia, que pode estar contextualizada na escolha do local para a reunião, no cardápio, na música, na decoração, etc.

Networking

A ocasião é propícia para ampliar a rede de contatos, criar parcerias e ter ideias para novos projetos, por que não?

Apesar de não ser o objetivo principal, muitas vezes a possibilidade de troca com pessoas de times diferentes pode aguçar a criatividade das pessoas. E através do networking, pode surgir a união de forças que a empresa precisa.

Como organizar um happy hour corporativo?

Como tudo dentro de uma empresa, o happy hour também precisa de planejamento. A organização pode ser liderada pelo setor de Gestão de Pessoas, por exemplo.

Veja as dicas abaixo e prepare um evento imperdível:

1. Entenda o perfil dos convidados

Lembre-se que em uma empresa diversa, as pessoas não pensam da mesma forma, assim, o que é divertimento para alguns, pode não ser para outros.

Cada um tem uma cultura, crença, tradição, visão de mundo, etc. Muitas religiões não toleram o consumo de bebida alcoólica, por exemplo.

Por isso, é fundamental entender a diversidade cultural que há no quadro de funcionários da empresa. Desse modo, fica mais fácil agradar a todos e não deixar ninguém desconfortável.

2. Escolha um lugar

Pode ser um ambiente na própria empresa, um bar ou restaurante. Neste último caso, escolha locais próximos ao escritório.

Lembre-se de levar em consideração o perfil dos colaboradores e a cultura organizacional, para que os objetivos de integração e networking sejam alcançados.

Dê preferência para locais que facilitem as conversas, mais descontraídos e acessíveis, para que todos os colaboradores possam participar.

É também importante determinar um dia específico da semana, e garantir que o encontro seja organizado de maneira regular, podendo ser semanal, quinzenal ou mensal.

Na Alelo Veloe e Pede Pronto, o HH acontece no escritório, toda semana. A partir das 17h a geladeira está liberada e os quitutes servidos!

Todos se dirigem ao espaço de café onde os comes e bebes são servidos numa atmosfera descontraída, com muito bate-papo.

3. Explique aos convidados o que vai ter no encontro

No convite aos colaboradores, informe: a data, o horário e o local, a comida que será servida e se a bebida está incluída.

E claro, se houver alguma pauta específica a ser tratada, informe a todos.

Esse tipo de encontro é uma ótima oportunidade para comemorar o aniversário de membros da equipe, celebrar uma meta batida ou uma data específica, como o Dia do Amigo ou o dia de algum profissional. 

4. Estabeleça regras

Lógico que o intuito é deixar todos à vontade e promover a integração. Mas afrouxar demais as regras do convívio pode acabar tornando o happy hour em um “gol contra”.

Regular a quantidade de bebida que será servida pode ser uma boa ideia. Não esqueça que é a imagem da empresa que está em jogo.

E caso o convite seja restrito aos colaboradores, certifique-se de deixar esta informação clara, para evitar penetras. 🙂

E o happy hour em home office?

Para as empresas que optaram por manter posições de trabalho no regime home office, é possível promover encontros virtuais.

Para isso, algumas regrinhas precisam ser seguidas para essa “mesa de bar tecnológica” funcionar.

Em primeiro lugar, é preciso estar atento caso esses colaboradores estejam distribuídos em diferentes fusos horários, e encontrar um período que seja confortável para todos os participantes.

Por fim, uma artimanha para “agitar” a celebração virtual é criar jogos online. Competições de perguntas e respostas sobre conhecimento geral podem fazer todos interagirem, principalmente se as disputas forem em duplas ou por equipes.

Já os comes e bebes podem ser entregues por delivery. Use o app do Pede Pronto para pedir os quitutes para a equipe, e bom divertimento!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.