Basta o inverno se despedir e começar o horário de verão para as academias voltarem a ficar cheias. Com as altas temperaturas, há uma renovação da disposição para exercitar-se e preparar-se para a estação mais quente do ano. Mas se o ânimo ainda não foi retomado com tudo, uma dieta especial pode te ajudar nessa missão.
Alimentos que dão mais energia
Alguns alimentos podem ajudar – e muito – a adquirir mais energia e disposição no dia a dia. Saiba quais são eles:
Açaí
Essa poderosa frutinha originária da nossa Amazônia não à toa é uma típica aliada de atletas. O açaí é fonte rica de carboidratos, que são os responsáveis por gerar energia para o nosso corpo. Por isso, vale a pena consumir o alimento antes das atividades físicas. Mas atenção: nada de investir em acompanhamentos calóricos e cheios de açúcar.
Banana
Um dos nutrientes mais conhecidos dessa fruta tão popular no Brasil é o potássio. Esse é um mineral que, quando se encontra em baixos níveis em nosso organismo, colabora para fraqueza muscular, cãibras e fadiga.
Maca Peruana
Muitos atletas utilizam a maca para terem mais disposição e melhorarem seus desempenhos. Isso porque a planta originária dos Andes é fonte de carboidratos complexos e vitaminas do complexo B, que também ajudam na produção de energia.
Guaraná
Outra frutinha amazônica, o guaraná é fonte de cafeína e estimula o sistema nervoso, conferindo muito mais energia. Ele ainda libera dopamina e adrenalina na circulação sanguínea e evita câimbras.
Chá verde
Outra fonte de cafeína, a bebida ajuda a acelerar o metabolismo, o que aumenta o gasto energético. Por isso, o chá é tão indicado na dieta de quem deseja perder peso.
Oleaginosas
Atletas também sempre têm em mãos itens como nozes, castanhas e amêndoas para consumirem entre as refeições. Além de serem fontes de fibras, essas oleaginosas contêm magnésio, cobre e selênio, minerais que ajudam na redução do estresse e colaboram para a produção de energia.
Aveia
Para começar o dia com energia, insira a aveia na sua rotina alimentar. Ela é fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico. Isso quer dizer que o alimento fornece mais energia, mas sem gerar picos de insulina.
Chocolate Amargo
Como resistir a um pedaço de chocolate? Nem precisa! A dica é consumir a versão amarga, que contém pelo menos 70% de cacau na sua composição. O alimento possui triptofano, que eleva os níveis de serotonina e gera mais bem-estar e disposição.