Que o exercício físico faz bem para a saúde, já não é novidade, mas será que atividade física serve apenas para manutenção ou perda de peso? Nada disso! A atividade física é, antes de tudo, uma questão de sobrevivência! Entenda no blog da Alelo!

Entenda a importância da atividade física 

Para entender melhor como e por que dependemos do movimento para sobreviver, precisamos nos lembrar de nossos ancestrais, da época das cavernas mesmo! Nesse período, os homens dependiam da caça e da pesca para se alimentar, mas também precisavam lutar e fugir de predadores para se manter vivos. Além disso, como a comida era escassa, o ser humano desenvolveu a capacidade de poupar, estocando essa energia em forma de gordura. Com isso, os homens que tinham estas características conseguiam sobreviver e, consequentemente, se reproduzir, selecionando um código genético muito semelhante com o que ainda temos hoje.

Nos dias de hoje, o acesso à comida se tornou muito mais fácil e não precisamos mais plantar, caçar ou pescar para que possamos nos alimentar, o que significa que se movimentar já não é mais essencial nesse sentido. No entanto, nosso corpo ainda está programado para se mexer e depende disso para o seu bom funcionamento. Diante disso, podemos listar diversas  funções da atividade física, que independem do controle de peso, como por exemplo, controle da temperatura corporal, pressão arterial e batimentos cardíacos, assim como o auxílio do transporte de nutrientes como glicose e colesterol no sangue.

Adicione uma atividade física ao seu dia-a-dia

Agora que você aprendeu que o exercício físico não serve apenas para perder peso, pois ele é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo, que tal adicionar alguma atividade física no seu dia a dia? Estudos mostram que uma boa saída para quem não tem muito tempo é fracionar o tempo de atividade física ao longo do dia. Se você está se perguntando como isso pode ser possível, vamos explicar: ao invés de fazer 60 minutos corridos de atividade física no final da tarde, por exemplo, divida esse tempo ao longo do dia – realizando algo durante 20 minutos antes do trabalho + 20 minutos na hora do almoço + 20 minutos depois do trabalho.

Agora você não vai ter mais desculpas para não se movimentar! Que tal tentar?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.