Manter a produtividade no trabalho é fundamental para alcançar bons resultados, não é mesmo? Com os colaboradores tendo um melhor rendimento, é possível otimizar os negócios e enfrentar desafios com mais facilidade. Certamente você deseja descobrir estratégias para melhorar a capacidade produtiva da equipe.

A neurociência vem realizando um grande número de investigações sobre o funcionamento do cérebro. Com isso, os cientistas descobriram diversas formas de aproveitar o potencial do cérebro para maximizar o desempenho nas atividades laborais. Ficou interessado? Continue acompanhando o conteúdo e entenda mais sobre o tema!

Qual a importância da produtividade no trabalho?

A produtividade no trabalho é um elemento decisivo para colher bons resultados no negócio. A organização realiza uma série de investimentos em seus colaboradores e quer conseguir um retorno positivo dessas aplicações.

Com o grande volume de informações e a elevada carga de trabalho, muitas vezes, o rendimento do profissional é afetado. Cansaço, distrações, questões pessoais, a situação da economia e dificuldades na empresa geram problemas no desempenho. Isso traz prejuízos para os resultados e para a qualidade do trabalho.

Toda corporação deseja ter equipes com boa produtividade. O caminho para alcançar esse objetivo envolve investimentos e técnicas que fortaleçam as capacidades do time e ajudem os trabalhadores a se tornarem uma equipe de alta performance. Mas não são só as ferramentas e treinamentos que geram produtividade no trabalho. É preciso ir além e investir em algo mais para conquistar esse resultado.

Como a neurociência se relaciona com a produtividade no trabalho?

As contribuições da neurociência podem ser muito positivas para o negócio. As várias descobertas da área colaboram para o aumento da produtividade dos colaboradores, melhorando o desempenho dos profissionais. A chave do processo é compreender o funcionamento de cérebro e utilizar esse entendimento para desenvolver padrões de trabalho mais produtivos.

Com alguns hábitos específicos, é possível ter mais produtividade na empresa e desenvolver as tarefas com mais efetividade. Dessa forma, sua equipe tem um rendimento melhor nas atividades.

Como promover a produtividade no trabalho com os conhecimentos da neurociência?

Vamos mostrar algumas estratégias interessantes para você promover a produtividade na empresa, embasadas em conhecimentos neurocientíficos. Veja mais a seguir!

Focalize os períodos de descanso com sua equipe

O cérebro, como todo sistema orgânico, exige pausas para descanso. Quando ele está em atividade, os neurônios consomem muitos nutrientes, que são trazidos pelos sangue.

Porém, nos momentos de cansaço e estresse, o fluxo sanguíneo se reduz no tecido nervoso e se concentra mais em outras partes do corpo. Esses momentos exigem repouso para que o organismo consiga se reorganizar para a continuidade das atividades.

Pausas de cerca de 10 minutos a cada hora de trabalho podem ser muito efetivas nesse processo. Dormir bem e manter uma alimentação saudável também é importante nesse contexto.

Estimule seus colaboradores a fazerem intervalos de descanso durante o expediente. A medida ajuda na melhoria da concentração e na restauração da disposição para o desempenho das tarefas. Com isso, os profissionais também vão ter mais qualidade de vida.

Tenha recursos para a redução do estresse na empresa

Um clima de estresse na empresa é muito desfavorável para a produtividade. A neurociência mostra que nos momentos de estresse, o corpo entra no estado de luta ou fuga.

Isso significa que ocorrem uma série de alterações fisiológicas no corpo: o coração passa a bater mais rápido, a ação digestiva e o sistema imunológico são inibidos e o sangue migra para as regiões periféricas do corpo, de forma que o cérebro receba menos nutrientes. Assim, o processo de tomada de decisão, o pensamento racional e a resolução de problemas ficam prejudicados, porque o córtex pré-frontal é pouco banhado de sangue.

Ou seja, no estresse, a produtividade diminui, aumentam os equívocos e a dificuldade de raciocinar. Assim, é fundamental estabelecer estratégias para minimizar o estresse no empreendimento. Gerenciar bem a agenda, para evitar problemas com prazos, ter flexibilidade e saber quando dar pausas para os colaboradores pensarem melhor podem ser ótimas alternativas.

Cuidado com a multitarefa

A neurociência nos ensina que o cérebro não é exatamente multitarefa. Na realidade, o que acontece quando realizamos um grande número de atividades ao mesmo tempo é uma alternância da atenção, que varia a cada momento para um elemento distinto.

Nesse estado nosso desempenho em cada tarefa tende a cair. Logo, podemos não executar o trabalho da melhor maneira e gastar mais tempo que o usual para terminar alguma atividade. Com isso, a cometer erros também aumenta e, esse excesso, pode levar a uma carga maior de estresse.

Por isso, incentive sua equipe a se planejar para ter foco para resolver tarefas mais complexas, melhorando a produtividade, sem deixar de entregar demandas menores.

Quebre atividades longas em blocos

Quando o cérebro se depara com tarefas muito longas para serem cumpridas, ele ativa os centros de dor, o que nos leva a procrastinar. A melhor forma de enfrentar o problema é dividir o trabalho em vários blocos que possam ser cumpridos em períodos de produção ininterrupta. Depois da fase operativa, é possível tirar um intervalo de 10 a 15 minutos para descansar e se descontrair.

Mostre esse processo de trabalho para a equipe estimule os colaboradores a dividirem grandes atividades em subtarefas. Os resultados vão ser notáveis.

Utilize listas e checklists

Montar listas pode potencializar a produtividade. Quando você tem um grande número de tarefas para cumprir, o cérebro emprega muitos esforços para se lembrar de tudo. Ao colocar as atividades em listas, você reduz a sobrecarga no cérebro.

As demandas ficam todas no papel e você pode focar toda a sua atenção no trabalho que está realizando. Estimule a equipe a fazer checklists para a organização de processos e quando for gerenciar projetos e fazer o planejamento estratégico, faça uso desse recurso.

Manter um bom nível de produtividade no trabalho é fundamental para garantir melhores resultados para a empresa. Com conhecimentos da neurociência, é possível criar estratégias para aproveitar ao máximo o potencial do cérebro e contribuir para o bom desempenho dos colaboradores.

Invista na montagem de horários que se adequam às necessidades do organismo, aposte na divisão das tarefas em blocos e também nos checklists. Com as alternativas certas, é possível alcançar ótimos resultados no empreendimento.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.