Captar e manter talentos é um tremendo desafio para boa parte das empresas brasileiras e ao redor do mundo. Por isso mesmo, muitas marcas e organizações têm adaptando o seu setor de RH e também estão apostando em estratégias para mudar esse quadro e engajar as suas equipes, como os chamados programas de incentivo.

Entretanto, embora essa prática venha se tornando cada vez mais comum, ainda existem muitas dúvidas de como adotar essa prática nas empresas.

Como funciona um programa de incentivos?

Podemos considerar a motivação interna como um fator chave para o crescimento de qualquer empresa, tendo em vista que, quando um empregador proporciona benefícios e oportunidades de desenvolvimento profissional, o sentimento de realização e participação se torna muito maior dentro de uma equipe.

Dessa maneira, é possível estimular não apenas a produtividade, mas até mesmo o empenho fora das funções originais, o que acaba sendo uma ótima estratégia para obter resultados mais satisfatórios, em curto, médio e longo prazos. Porém, essa não é uma tarefa propriamente simples, visto que cada um é estimulado por elementos distintos.

É nesse contexto que entram os famosos programas de incentivo, que são políticas feitas para encorajar os colaboradores ou até mesmo os parceiros, impulsionando o aumento da sua produtividade. O melhor de tudo é que essa é uma tática versátil, na qual a empresa pode escolher uma ou várias opções para gerar esse efeito.

A mais comum é fazer isso por meio de premiações em dinheiro ou bonificações, enquanto outra alternativa que vem ganhando muito espaço no mercado é investir em experiências personalizadas, como viagens ou períodos maiores de folga, por exemplo. O foco é gerar valor e positividade no relacionamento entre as partes.

Como o programa de incentivos pode engajar sua equipe?

Aumento da produtividade

Uma das maneiras que um programa de incentivos pode engajar a sua equipe é aumentando a sua produtividade nas tarefas rotineiras. E, para qualquer empresa, isso é extremamente importante, pois é muito mais realista alcançar bons resultados no mercado quando os funcionários estiverem apresentando um bom desempenho.

Dessa maneira, os trabalhadores prestarão mais atenção às suas funções e estarão aptos a adotar as ações mais acertadas e a ter mais eficiência nas tomadas de decisão. Manter esse nível de motivação alto, portanto, não é um desafio apenas da empresa, mas também das lideranças que estão mais próximas dos colaboradores.

Aprimoramento da imagem

Outro desafio que vem sendo bastante comentado é o de fazer com que os funcionários não sejam apenas trabalhadores em uma empresa, mas sim verdadeiros parceiros e divulgadores da marca. Para isso, logicamente, é preciso que se consiga passar uma boa imagem da empresa no mercado.

Investir em programas de incentivo é muito benéfico nesse aspecto, pois mostra que os líderes têm uma preocupação genuína com os colaboradores e sabem como recompensar os seus esforços. A percepção da marca se torna muito melhor, portanto, quando ela investe em qualidade de vida e na criação de experiências positivas.

Como resultado, muitos dos colaboradores acabam divulgando os méritos recebidos em suas próprias redes socais, o que reverbera positivamente para sua carreira e consequentemente para a empresa em que trabalha.

Retenção dos talentos

Como dissemos anteriormente, a retenção de talentos é um dos grandes desafios das empresas nos dias de hoje, especialmente em um país com uma economia que oscila tanto quanto no Brasil. Além disso, índices elevados de rotatividade são sempre um tremendo pesadelo para os gestores e administradores de qualquer organização.

Isso ocorre porque essa situação gera custos elevados, tanto em termos de novas contratações quanto em treinamentos, além de levar tempo para que os novatos compreendam os processos internos e o funcionamento do negócio. Um programa de inventivos, portanto, ajuda a minimizar esse problema e reduz o número de desistências.

Como a empresa se beneficia com isso?

Depois de compreender como um programa de incentivos pode engajar sua equipe, fica fácil perceber como a sua empresa pode se beneficiar com essa estratégia. Retendo os principais talentos, aumentando a produtividade e estimulando o aprimoramento da imagem da marca, os resultados tendem a ser cada vez melhores.

Colaboradores e equipes mais motivadas trabalham mais e, principalmente, produzem com qualidade, independentemente do seu segmento no mercado. Para que o seu negócio posa conseguir isso, é essencial ter uma boa gestão financeira, analisar o seu fluxo de caixa e compreender o que você pode oferecer para seus funcionários.

Como estruturar um programa de incentivos?

Defina os objetivos

O primeiro passo para estruturas um programa de incentivos é definir quais são os objetivos da empresa e, depois disso, compartilhar essas informações de forma muito clara com os seus colaboradores. Com essas informações em mãos, fica muito mais simples eleger quais as melhores premiações diante das necessidades da organização.

Estabeleça metas claras

A proposta de qualquer programa de incentivos é motivar os funcionários a alcançar metas e, por isso, elas precisam ser claras e factíveis. Seus colaboradores precisam saber o que eles precisam fazer com bastante certeza e, além disso, você não deve, sob nenhuma hipótese, demandar algo inviável, pois isso poderia ter o efeito oposto.

Conheça a sua equipe

O último passo para montar seu programa de incentivo é, logicamente, conhecer a sua equipe, pois isso é muito importante para compreender quais são as suas expectativas e demandas. Você pode marcar reuniões ou fazer uma pesquisa, para descobrir se eles estão em busca de recompensas financeiras, de prêmios físicos ou de experiências.

Gostou de aprender um pouco mais sobre os programas de incentivo? Navegue em nosso blog e veja outros temas que podem trazer mais conhecimento para você aplicar em sua empresa ou negócio próprio.

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