Abrir o comércio no próximo feriado prolongado

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Algumas datas comemorativas, como o Dia das Mães e o Natal, estão entre os melhores dias do comércio no ano. Mas, em geral, feriados que costumam ‘emendar’ um dia útil ao dia sem trabalho e, ainda, ao fim de semana, não costumam registrar boas vendas. Porém, com planejamento e algumas iniciativas é possível até aumentar as vendas em feriados.

Enquanto alguns comemoram o feriado, pelos dias de descanso que terão, outros podem não se animar tanto assim com esse período de folga. É o caso dos comerciantes que não fecham o seu negócio e temem enfrentar vários dias de movimento ‘fraco’.

A dica é elaborar um plano de ação para os feriados, pensando, por exemplo, na realização de sorteios e promoções para atrair consumidores. Além disso, vale ficar de olho no que está fazendo o concorrente – não para fazer o mesmo, mas para saber o que ele ainda não explorou e que você pode fazer para melhorar as suas vendas.

Preços mais baixos chamam atenção do cliente e podem aumentar as vendas em feriados

A rua 25 de Março, na região central da capital paulista, é um dos locais que costuma atrair muita gente nos dias de recesso, inclusive pessoas de outras cidades e estados, que vão atrás de boas ofertas. Da mesma forma, outros pontos comerciais paulistanos, como o Brás e o Bom Retiro, focados em moda, mostram comportamento semelhante em datas especiais. Para o economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Emílio Alfeiri as promoções devem ser o foco da estratégia nesses períodos. O comerciante pode vender os produtos de varejo com preço de atacado e assim oferecer um valor mais competitivo. Essa é uma forma de aumentar ainda mais o interesse do cliente”, ressalta Alfieri.

Para quem atua no ramo de alimentação, pode surtir efeito baixar os preços de alguns produtos dias antes do feriado. A ação deve focar nos itens de maior procura, como sucos, sorvetes e refrigerantes nos meses mais quentes do ano. Em época de temperatura baixa, é possível criar promoções com sopas e cremes, por exemplo.

Outra oportunidade de bons negócios é dar descontos em produtos que estão no estoque em maior quantidade. Além de aumentar as chances de boas vendas, o varejista ainda encontra espaço para renovar as opções de mercadorias.

Ações no comércio eletrônico também são importantes

As vendas online merecem igual atenção de quem quer incrementar o faturamento no feriado, já que o cliente terá mais tempo para aproveitar promoções e definir os itens que deseja comprar.

Algumas medidas simples podem gerar bastante resultado. O frete grátis, por exemplo, pode ajudar a convencer um internauta a realizar uma compra. Outra dica é disponibilizar cupons e descontos exclusivos para os períodos de descanso.

Os brindes são também um estímulo. Quem não gosta de comprar um produto e levar um presentinho extra para casa? Esse pode ser um convite para que o consumidor se fidelize.

E aí, pronto para aumentar as vendas no próximo feriado? Então, lembre-se de informar seu cliente de que estará de portas abertas, combine com sua equipe quem vai trabalhar na data, preveja quais ações de marketing vai utilizar e mãos à obra!

Aqui no Blog da Alelo abordamos diferentes assuntos com as temáticas de empreendedorismo, gestão, bem-estar entre vários outros.

 

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