Trabalhar em um setor de RH, nos dias de hoje, é um tremendo desafio, especialmente considerando que o mercado é extremamente competitivo em praticamente todos os seus segmentos e que atrair talentos não é nada simples. Vamos mostrar como utilizar o People Analytics pode mudar a forma com que você e sua empresa se relacionam com números e grande quantidade de informações.

Essa ferramenta vem chamando a atenção de gestores e recrutadores e pode ser uma poderosa aliada para quem quer aprimorar as suas estratégias de negócios, com foco no aumento e na melhora dos resultados da empresa. Quer aprender um pouco mais sobre esse tema? Então confira o conteúdo a seguir.

1. Posicionamento de recrutamento

Alguns setores, com o passar do tempo, vêm se tornando mais estratégicos para o sucesso das empresas e, definitivamente, é isso que vem ocorrendo com a área de recursos humanos. Isso faz com que a qualificação do processo de recrutamento e seleção seja ainda mais eficiente.

E é justamente isso que o People Analytics vem oferecendo. Trazendo mais subsídios para que gestores e contratantes possam fazer escolhas mais assertivas e decisões mais adequadas, embasadas em informações empresariais, histórico profissional, performance e outros dados que devem favorecer uma rede mais eficaz de recrutamento.

O People Analytics é uma metodologia desenvolvida justamente para a gestão de pessoas e tem cada vez mais importância no ambiente corporativo. Essa ferramenta tem a capacidade de unir a relevância obtida pelo big data com o potencial dos sistemas de business intelligence.

Essa é ferramenta de uma análise que usa dados demográficos disponíveis, a alta capacidade de processamento e permite aos gestores e líderes do RH tracem padrões mais precisos sobre o comportamento dos colaboradores. A partir de então, eles podem fazer previsões ou até mesmo “testar” as habilidades dos funcionários diante de determinadas situações.

2. Redução de riscos e ruídos de contratação

Um dos grandes benefícios do People Analytics é que ele contribuir para reduzir os riscos e ruídos de contratação, algo que é bastante desejável nos dias de hoje, nos quais a alta competitividade e a própria economia não abre muita margem para erros e nem despesas com encargos de desligamentos ou a perda precoce de talentos.

Dentro desse contexto, enquanto no RH tradicional as decisões eram tomadas com base nas experiências dos profissionais ou mesmo seguindo os pesquisas padrão do mercado, uma organização que usa o People Analytics tem em mãos um volume bastante elevado de elementos e informações, o que torna todo esse processo muito mais eficaz.

O uso prático e estratégico do People Analytics permite não apenas remediar, como também prevenir diversos dos riscos e até mesmo eventuais problemas que poderiam ocorrer durante os processos de seleção e de contratação de uma empresa qualquer.

Há um excelente ganho de competitividade, pois as lideranças podem adotar estratégias mais sofisticadas desde o processo de seleção, escolhendo pessoas que estejam em melhor sintonia com os valores, a missão e os objetivos da empresa, além do que a organização precisa em termos de habilidades em curto, médio e longo prazos.

3. A gestão de pessoas

As vantagens do People Analytics não se resumem ao processo de seleção e recrutamento de pessoas. Na realidade, as suas funcionalidades se estendem para o gerenciamento e gestão de pessoas, sendo uma ferramenta útil também para administrar o dia a dia dos colaboradores.

Com o People Analytics, é possível realizar uma excelente identificação e qualificação de diferentes perfis de funcionários, o que possibilita a tomada de decisões em consonância com o que melhor convém melhor para os resultados do negócio e também para elevar o desempenho profissional ou traçar metas efetivamente tangíveis.

Também não podemos deixar de falar das métricas e indicadores de performance que podem ser traçados em consonância com o People Analytics. Como o programa disponibiliza um grande acesso a um volume elevado de dados sobre os colaboradores, o setor de RH deve estar preparado para realizar análises consistentes.

Dependendo da própria organização, pode ser essencial acompanhar os índices de produtividade, por exemplo, ou até mesmo os níveis de satisfação dos trabalhadores e muito mais. O importante é ter em mente que isso só tem valor quando a gestão empega esses elementos para ter uma ampla visão estratégica e não apenas operacional.

4. People Analytics para impulsionar negócios

Ficou fácil perceber como o People Analytics pode ser uma ferramenta bastante útil para impulsionar os mais variados tipos de negócio, de acordo com o posicionamento estratégico das empresas. A experiência mostra que o uso estratégico de dados pode apoiar melhor as decisões sobre o processo de gestão, impulsionando o resultado das empresas.

Decisões mais ajustadas impactam positivamente a identificação de talentos e também interferem de forma vantajosa nos índices de produtividade, permitindo investimentos mais eficazes, na medida em que o volume maior de informações ajuda a compreender o perfil dos profissionais, assim como as suas demandas, anseios e necessidades.

Mercados mais competitivos têm exigido mais sofisticação e existem diversas variáveis que precisam ser avaliadas. Sendo assim, quanto menos subjetivas forem essas análises e as escolhas dos gestores e do setor de recursos humanos, melhores tendem a ser os resultados obtidos, sobretudo em médio e longo prazos.

Vale lembrar que os programas de capacitação tem um papel importante na habilidade de impulsionar negócios. Para garantir a atualização mais adequada, reter talentos e assegurar a permanência dos bons colaboradores na empresa, saber como usar os subsídios oferecidos pelo People Analytics é fundamental.

Ficou mais fácil perceber que utilizar a ferramenta pode ser muito mais importante do que apenas destinar recursos apenas para boas políticas de remuneração ou treinamentos? Com uma boa avaliação de dados, é possível identificar demandas e destinar recursos do jeito que o negócio precisa!

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