Para atender às diferentes necessidades de cargos e funções da sua empresa, existem alguns tipos de recrutamento para que você encontre os profissionais ideais.
O recrutamento externo, por exemplo, trata-se de buscar estas pessoas no mercado de trabalho.
O blog da Alelo preparou um conteúdo completo sobre recrutamento externo para você conhecer mais sobre esse processo e entender se faz sentido utilizá-lo em sua empresa.
Vamos nessa?
Como funciona o recrutamento externo?
Quando o recrutamento é externo, a empresa procura candidatos disponíveis no mercado de trabalho ou funcionários de outras organizações para suas funções e seus cargos.
Apesar de garantir mais oxigenação de ideias e novos talentos, buscar esses candidatos fora da empresa é um processo mais lento, mais caro e que precisa de mais atenção dos recrutadores.
Isso porque escolher profissionais que se adequem à cultura organizacional pode ser um enorme desafio, mas os resultados são muito benéficos à empresa.
Quais são as vantagens de um recrutamento externo?
São múltiplas as vantagens de apostar no recrutamento externo. Dentre elas, destacam-se:
- ganho de fôlego: é normal que, ao mudar de empresa, de área e até mesmo de segmento, os novos candidatos cheguem com as energias renovadas e um nível de motivação que pode contagiar toda a equipe;
- mais profissionais qualificados: os profissionais chegam com a visão de outras empresas, muitas vezes de segmentos diferentes, com novas propostas e ideias inovadoras;
- melhora da competitividade: ter novos talentos é também estar à frente da concorrência. Lembre-se que empresas são feitas de pessoas;
- enriquecimento do banco de talentos: a partir dos dados dos profissionais que participaram de diferentes processos seletivos, sua empresa consegue montar um bom banco de talentos para facilitar futuros processos.
Existe desvantagem no recrutamento externo?
Embora tenha muitos benefícios, há algumas desvantagens em apostar no recrutamento externo. Os principais pontos negativos são:
- altos custos: essa seleção é mais cara e precisa de investimento por parte da empresa, seja para anúncios ou para contratar parceiros especializados em recrutamento;
- processo lento: para encontrar o candidato ideal, o processo pode ser bem mais demorado;
- maior margem de erro: caso a contratação não seja bem realizada, pode-se escolher um candidato que não esteja alinhado à cultura organizacional, e, consequentemente, uma demissão voluntária ou involuntária pode ocorrer em um curto período de tempo;
- diminuição de engajamento: ao procurar fora da empresa, os funcionários da sua equipe podem se sentir desvalorizados e desmotivados, diminuindo o engajamento do seu time.
Quais são as formas de recrutamento externo?
Atualmente, os softwares de recrutamento têm se tornado grandes aliados das empresas, auxiliando e agilizando os processos de seleção.
Essas ferramentas são ótimas para administrar as diferentes etapas, filtrar os melhores candidatos, facilitar a comunicação, divulgar a vaga para múltiplos públicos e muito mais.
Mas existem diversas formas de realizar o seu recrutamento externo, e as principais são:
- empresas de recrutamento;
- headhunters;
- sites de recrutamento;
- indicações de outros profissionais;
- programas de estágio de universidades e cursos profissionalizantes;
- banco de talentos proveniente de processos seletivos anteriores;
- agências especializadas;
- feiras de emprego.
Qual é a melhor fonte de recrutamento externo?
Para escolher a melhor fonte de recrutamento externo, é preciso compreender o cenário da empresa e as necessidades da vaga, avaliando qual será o melhor canal para compor a equipe.
O que atrai um candidato externo?
Manter as informações da sua empresa atualizadas e estar atento à reputação do seu negócio são práticas essenciais para os profissionais sentirem vontade de se candidatar à sua vaga.
Além disso, ofereça salários competitivos, valorize a flexibilidade (horário flexível, regime híbrido, etc.) e garanta bônus e auxílios (vale-alimentação, descontos em academias, entre outros).
Garanta os melhores benefícios para atrair e reter talentos
Quando se trata de benefícios, existem os obrigatórios por lei e aqueles que compõem o plano de cargos e salários da sua empresa, com o objetivo de atrair os melhores talentos.
Para escolher quais benefícios devem compor o seu plano de remuneração, é importante conhecer o perfil do seu colaborador, seu momento de vida e gostos. Lembrando sempre de oferecer as condições ideais para que ele se sinta motivado e disposto para trabalhar.
Esta decisão passa pela segurança alimentar. Importante tema abordado pelo PAT, o Programa de Alimentação do Trabalhador, que visa garantir uma alimentação de qualidade para os trabalhadores brasileiros, e de quebra, dar um incentivo fiscal às empresas.
Na Alelo você encontra soluções flexíveis que se adaptam às necessidades do seu time. Conheça mais!