Saber trabalhar em equipe, ser um líder aberto a ouvir as preocupações do time e ter flexibilidade para se ajustar a novas circunstâncias são apenas algumas das soft skills, as chamadas habilidades socioemocionais que estão em alta há algum tempo nos escritórios.
Se durante décadas o mercado de trabalho deu maior valor às hard skills, competências técnicas para executar o próprio trabalho e que são medidas por certificações, diplomas e portfólio, as soft skills começaram a ganhar maior espaço no critério dos empregadores assim que foi entendido o valor de questões como cultura organizacional, saúde mental e liderança humanizada.
Essa valorização da inteligência emocional pode ser vista em dados como a enquete da consultoria Robert Half no LinkedIn, em que essa foi considerada a principal habilidade para uma boa liderança na atualidade, eleita por 49% dos 726 entrevistados. Comunicação eficaz e a capacidade de inspirar aparecem em seguida.
Mas saiba que mesmo aqueles que não carregam esse traço de personalidade voltado ao autoconhecimento podem desenvolver esse dom de algumas maneiras.
Bora entender mais?
Quais são as principais soft skills?
Habilidades comportamentais e interpessoais que influenciam a maneira como uma pessoa se relaciona com os outros e lida com diferentes situações, especialmente no ambiente de trabalho, as soft skills são cada vez mais valorizadas pelas empresas.
Indivíduos com esse modo de ser intimamente relacionado ao comportamento humano e à inteligência emocional, ajudam a criar ambientes de trabalho mais colaborativos e de bem-estar, influenciando positivamente para que o escritório não se transforme em um ambiente tóxico, por exemplo.
Entre as principais soft skills valorizadas no ambiente corporativo estão:
- Comunicação eficaz;
- Trabalho em equipe;
- Empatia;
- Pensamento crítico;
- Capacidade de adaptação;
- Proatividade;
- Resiliência;
- Gestão do tempo;
- Criatividade;
- Responsabilidade;
- Resolução de problemas e conflitos;
- Capacidade de orientar e aconselhar pessoas com menos experiência.
É necessário ressaltar que as soft skills não são um contraponto às hard skills, mas elas devem ser vistas como complementares, já que as habilidades técnicas continuam a ser valorizadas no desempenho de inúmeras funções.
Por que as soft skills ganharam espaço na agenda corporativa?
Trabalhar as soft skills se tornou necessário para colaboradores que querem ir além do padrão técnico do trabalho. Profissionais com esse diferencial saem na frente em um processo de Recrutamento & Seleção, seja ele externo ou interno.
As habilidades socioemocionais ganharam espaço na agenda corporativa porque as empresas perceberam que, além do conhecimento técnico, é fundamental contar com profissionais que saibam se comunicar, colaborar, se adaptar e liderar com inteligência emocional.
A relação das soft skills (e das demais skills também) é direta com aquilo que se entende como capital humano, que é o ativo mais importante de uma organização, uma vez que dessa soma do capital humano fazem parte as habilidades interpessoais e sociais

Veja a seguir as principais razões pelas quais as soft skills ganharam relevância:
- Automação e inteligência artificial: com a tecnologia assumindo tarefas técnicas e repetitivas, habilidades humanas como criatividade, empatia e pensamento crítico se tornaram mais valorizadas e difíceis de substituir;
- Ambientes de trabalho colaborativos e multidisciplinares: com a diretriz de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) consolidada, profissionais precisam se relacionar bem com diferentes perfis, resolver conflitos e trabalhar em equipe;
- Liderança e gestão de pessoas: líderes eficazes não são apenas tecnicamente competentes, mas também sabem motivar, inspirar e ouvir, o que exige o desenvolvimento de soft skills;
- Cultura organizacional e clima de trabalho: empresas entenderam que um ambiente saudável e colaborativo depende do comportamento dos indivíduos, e empatia e escuta ativa são essenciais para isso;
- Capacidade de adaptação a mudanças constantes: em tempos de transformação digital, crises e inovação, as habilidades relacionadas às conexões e interações entre pessoas são indispensáveis.
As soft skills estão relacionadas somente à cargos de liderança?
Essenciais para todos os profissionais, o desenvolvimento dessas skills não é exclusivo para quem está em cargos de liderança, mas para todos que querem se colocar como relevantes dentro de uma empresa.
Em um ambiente de trabalho colaborativo, um colaborador contribui diretamente para um clima organizacional saudável ao saber se relacionar bem com colegas, resolver conflitos de forma madura e se adaptar a mudanças.
Além disso, as soft skills são cada vez mais valorizadas em processos seletivos e planos de carreira, e desenvolvê-las abre portas para o crescimento dentro da empresa, com ou sem um cargo de liderança.
Power skills e mad skills: o que são?
Outras habilidades que têm ganhado visibilidade nos debates sobre gestão de pessoas são as power skills, ou em português, “habilidades poderosas”.
Se as soft skills são equivalentes à forma como as pessoas interagem e trabalham com os outros, as power skills são uma evolução disso tudo, com ênfase no impacto prático que essas habilidades têm no ambiente de trabalho, estando diretamente ligadas à performance e à liderança.
Há, ainda, as mad skills, as habilidades excepcionais ou “fora do comum”. Tocar um instrumento musical, fazer fotos, artesanato ou dança, por exemplo, são habilidades que podem ser consideradas mad skills, e já começam a ser um critério de escolha de candidatos a vagas.
A prática das mad skills refletem características como criatividade, disciplina, habilidades de comunicação, habilidades de observação, pensamento lógico, paciência, entre outras qualidades.
Como desenvolver soft skills?
As soft skills podem e devem ser desenvolvidas, uma vez que diferente de talentos inatos, essas habilidades comportamentais são construídas ao longo do tempo em diferentes contextos sociais e profissionais.
Veja a seguir como afinar seu comportamento àquilo que os empregadores mais buscam:
Autoconhecimento é o ponto de partida
O primeiro passo é refletir sobre seus pontos fortes e áreas que precisam de melhoria. Ferramentas como feedback 360°, testes de perfil comportamental e coaching ajudam nesse processo.
Busque feedbacks
Ouvir o que colegas e líderes têm a dizer sobre sua postura e comunicação pode revelar oportunidades de crescimento. Mais importante que ouvir é agir a partir do que você aprende, por isso é fundamental estar aberto a mudanças.
Pratique em situações reais
Melhorar sua comunicação passa por muito treinamento. Utilize situações como reuniões, apresentações ou conversas difíceis para exercitar essa habilidade.
Assim, o trabalho em equipe, o comprometimento com responsabilidades e o envolvimento em projetos colaborativos ajudam a lapidar esse talento.
Invista em cursos e treinamentos específicos
Ferramentas de educação corporativa como treinamentos, mentorias, cursos e workshops, presencial ou online, contribuem significativamente para a melhoria de habilidades como liderança e gestão.
Leia, observe e aprenda com os outros
Biografias, livros de comportamento, vídeos e podcasts ajudam a ampliar a visão sobre relações humanas e comportamento.
Também é recomendável observar colegas de empresas que têm as soft skills mais aperfeiçoadas, com boa comunicação e prática na resolução de conflitos.
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