Empreendedorismo

Tecnologia nos supermercados: confira as tendências para o setor

0

Acelerada pela pandemia, a inovação tecnológica está cada vez mais presente no setor de supermercados. Novos canais de vendas, novas ferramentas para gerir os estoques e novas formas de interagir com os clientes têm transformado os negócios desse segmento.

Por isso é essencial que os gestores estejam atentos às novidades e iniciem as transformações necessárias para melhorar a experiência do consumidor.

A digitalização do negócio é um dos primeiros passos que um supermercado deve adotar, mas não se deve parar por aí.

Em meio a tantas mudanças, fique ligado nestas tendências e comece já a transformar o seu negócio!

1 – Presença multicanais

Ser omnichannel (ou seja, estar presente em diferentes canais de venda, online e offline) já era uma tendência antes da pandemia. Agora é uma obrigação.

As pessoas ampliaram o uso da internet para as compras e devem manter esse comportamento. Por isso, o primeiro passo para atualizar seu estabelecimento é garantir a presença online.

Tenha um site para que seu cliente realize compras online e invista em um aplicativo intuitivo e fácil de usar.

2 – Interação com os clientes

Com a presença digital garantida, também é possível investir em outras tecnologias para conhecer melhor seus clientes.

Por meio das informações obtidas pelo site ou aplicativo do supermercado, é possível por exemplo, avaliar por quais produtos ele demonstrou interesse e realizar promoções personalizadas, melhorando assim sua experiência de compra.

Por meio do Painel Meu Negócio da Alelo, você pode acompanhar a visão completa das suas transações, incluindo faturamento, ticket médio, frequência média de usuários e muito mais. Todos esses dados também são apresentados de forma simples em gráficos, com resultados mês a mês, facilitando a visualização e interpretação das informações pra que você consiga pensar em ações para alavancar suas vendas.

3 – Meios de pagamento

Essa é outra área que já vinha mostrando avanços que se ampliaram ainda mais com a pandemia. Os consumidores têm dado preferência às formas de pagamento mais rápidas e sem contato, como os cartões por aproximação, os QRCodes (Alelo tudo já tem versão beta) e o PIX.

Mas novas tecnologias continuam surgindo e é importante estar atento. Muitos supermercados já adotaram o self-checkout, no qual ao invés de passar pelo caixa na saída, o cliente paga pelos produtos escolhidos de forma autônoma nas máquinas.

Alguns estabelecimentos também têm investido no M-commerce, que permite ao consumidor, por meio de um aplicativo e da leitura de QRCode, ler o código de barras do produto e realizar o pagamento pelo celular, também de forma autônoma.

4 – Gestão de estoque

Para estar presente em diversos canais e adotar novas formas de pagamento, também é preciso investir em tecnologias para gestão de estoque.

Sensores que identificam quais os produtos ainda estão disponíveis para venda são essenciais para integrar o controle do estoque com o sistema de vendas. Com isso, reduz-se o risco de vender um produto que já acabou e amplia-se a rapidez nas reposições.

Adotar essas novas tecnologias no estabelecimento pode parecer trabalhoso, mas é essencial para impedir a estagnação do negócio e mostrar aos consumidores que o supermercado preza pela segurança e qualidade no atendimento, o que contribui para fidelizar antigos clientes e atrair os novos.

Conta pra gente as inovações que já implementou no seu negócio.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.