É a partir do mapeamento do comportamento do consumidor que empresas de diferentes tamanhos podem evoluir suas propostas de valor. 

Mas o que exatamente é uma proposta de valor? Em essência, é a promessa que uma empresa faz aos seus clientes sobre o valor único que ela entrega em seus produtos ou serviços. 

Ao compreender e adaptar essa proposta, as empresas podem atender às novas expectativas dos consumidores, garantir mais assertividade e se manter competitivas no mercado.

Bora lá entender mais?

Por que ter uma proposta de valor é essencial?

O cenário do varejo está em constante evolução, e os estabelecimentos comerciais precisam se adaptar rapidamente para garantir o sucesso de seus negócios. 

Segundo um estudo realizado pela McKinsey em fevereiro de 2024, o otimismo do consumidor brasileiro caiu 4 pontos percentuais em relação a novembro de 2023. 

Este dado ressalta a importância de uma proposta de valor bem elaborada e adaptável às mudanças do mercado.

Porque é a partir dela que o estabelecimento pode ajudar a justificar preços, destacar benefícios únicos e criar conexões emocionais com os clientes, mesmo em um cenário de maior cautela nos gastos.

A proposta de valor é uma maneira de descrever os benefícios oferecidos e os diferenciais em relação à concorrência

Ou seja, é a razão pela qual os clientes devem escolher os seus produtos ou soluções.

Uma proposta de valor bem elaborada pode influenciar em aspectos como o sucesso e a sustentabilidade financeira de qualquer negócio, porque:

  1. Diferencia a empresa da concorrência;
  2. Fortalece o relacionamento com o cliente;
  3. Aumenta a atratividade;
  4. Orienta a tomada de decisões estratégicas;
  5. Melhora a reputação da marca;
  6. Impulsiona a inovação.

Em um mercado altamente concorrido, em que muitas empresas oferecem produtos e serviços similares, a proposta de valor é uma maneira eficaz de se destacar e criar um diferencial competitivo.

Como elaborar uma proposta de valor eficaz?

Para criar uma proposta de valor assertiva, é necessário colher algumas informações relacionadas ao seu negócio e ao seu público e organizá-las de maneira estratégica.

Entre os detalhes essenciais para isso, estão:

  • Conheça seu público-alvo: realize pesquisas de mercado para entender as necessidades, desejos e problemas do seu público-alvo.
  • Identifique os diferenciais do seu negócio: analise como sua empresa se diferencia da concorrência em termos de produto, qualidade, preço, experiência do usuário e atendimento ao cliente.
  • Defina o problema e a solução: articule de maneira clara o problema que seu negócio resolve e por que a sua solução é única.
  • Destaque os benefícios: concentre-se nos benefícios que seu produto ou serviço oferece, não apenas em suas características.
  • Seja conciso e claro: sua proposta de valor deve ser facilmente compreensível e convincente.
  • Teste e refine: avalie sua proposta de valor com clientes reais e esteja disposto a refiná-la com base no feedback recebido.
  • Alinhe com sua estratégia: certifique-se de que sua proposta de valor esteja alinhada com a estratégia geral do seu negócio e seja refletida em todas as suas operações.

Tendências que moldam o futuro dos estabelecimentos comerciais

Personalização e experiência do cliente

A pesquisa da McKinsey revela que os consumidores brasileiros estão demonstrando um comportamento mais cauteloso em relação aos gastos. 

Isso significa que os estabelecimentos comerciais precisam oferecer experiências personalizadas para atrair e fidelizar clientes

A implementação de tecnologias como análise de dados será fundamental para compreender as preferências dos consumidores e oferecer produtos e serviços sob medida.

Estratégias para personalização:

  • Utilize análise de dados para entender o comportamento de compra dos clientes;
  • Crie programas de fidelidade que ofereçam benefícios personalizados;
  • Implemente sistemas de recomendação de produtos baseados no histórico de compras.

Integração entre canais físicos e digitais

A pesquisa mostra que as lojas físicas permanecem com um papel relevante na jornada de compra dos consumidores, mas a omnicanalidade ganha destaque

Os estabelecimentos comerciais devem buscar uma experiência de compra fluida e consistente, independentemente do canal escolhido pelo cliente.

Como implementar uma estratégia que integre o ambiente físico e o digital:

  • Ofereça opções de compra online com retirada na loja física;
  • Implemente tecnologias de pagamento digital;
  • Utilize a loja física como um espaço de experiência, integrando-a com os canais digitais.

Eficiência operacional e tecnologia

Com o aumento dos gastos domésticos superando a elevação da renda para todas as classes sociais, os estabelecimentos comerciais devem investir em soluções que otimizem suas operações internas para manter a competitividade

O Painel Meu Negócio da Alelo, por exemplo, é uma ferramenta que auxilia na gestão integrada do estabelecimento, oferecendo uma visão clara dos principais indicadores do negócio.

Benefícios da eficiência operacional:

  • Redução de custos operacionais;
  • Melhoria na gestão de estoque;
  • Tomada de decisões mais rápidas e assertivas.

Sensibilidade a preços e lealdade à marca

O estudo da McKinsey ainda indica que um a cada três brasileiros está comprando produtos mais baratos que o habitual, com o trade down, ato de substituir produtos básicos por opções mais baratas que as normalmente escolhidas pelo consumidor, subindo 7 pontos percentuais em relação ao ano passado. 

Por isso, os estabelecimentos comerciais devem estar atentos a essa tendência.

Estratégias para lidar com a sensibilidade a preços:

  • Ofereça opções de produtos em diferentes faixas de preço;
  • Destaque o valor e os benefícios dos produtos para justificar preços mais altos;
  • Implemente programas de fidelidade que ofereçam vantagens econômicas aos clientes frequentes.

Inovação e flexibilidade nos modelos de negócio

Ainda segundo a pesquisa, 45% dos brasileiros mantêm o hábito de “se mimar”, com uma tendência maior entre jovens e consumidores de renda mais alta. 

Os estabelecimentos comerciais devem estar abertos à inovação para atender a essas demandas. 

Para auxiliar nesse aspecto, a Alelo oferece soluções como o Pede Pronto, que otimiza o atendimento em estabelecimentos alimentícios.

Exemplos de inovação no varejo:

  • Implementação de sistemas que integrem experiências online e offline;
  • Criação de experiências de compra personalizadas;
  • Desenvolvimento de estratégias que atendam ao desejo de indulgência dos consumidores.

Benefícios Alelo para agregar na sua proposta de valor

O futuro do varejo será centrado em experiências personalizadas, eficiência operacional e adaptabilidade às mudanças no comportamento do consumidor. 

Os estabelecimentos comerciais que souberem adaptar suas propostas de valor para atender a essas demandas estarão melhor posicionados para o sucesso. 

E, ao abraçar essas tendências e investir em soluções que melhorem tanto a experiência do cliente quanto a eficiência operacional, como as oferecidas pela Alelo, seu estabelecimento comercial poderá prosperar no competitivo mercado atual e futuro.

Conheça as soluções que a Alelo oferece para transformar seu negócio em uma marca empregadora atraente no mercado.

Continue navegando pela Alelo e veja outros conteúdos que podem te ajudar a promover uma cultura cada vez mais alinhada aos objetivos da empresa e a engajar os profissonais.

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