Alimentação e saúde da mulher

Para comemorar o Dia das Mulheres, nós separamos algumas dicas que merecem atenção para que você ou as mulheres que você ama tenham uma vida ainda mais saudável e feliz. Confira!

  • Mais ferro

Mulheres em idade fértil, entre 15 e 45 anos, apresentam uma perda maior de ferro por conta da menstruação e por isso precisam consumir uma quantidade maior deste nutriente. Enquanto homens entre 19 e 50 anos precisam consumir ao menos 8mg de ferro por dia, mulheres nessa mesma idade têm como recomendação 18mg. Em geral, o consumo adequado de carnes, principalmente, e alguns vegetais, já ajudam a alcançar essa recomendação sem a necessidade de suplementação.

  • Mais fibras

Queixas sobre intestino preso são bastante comuns em rodinhas de conversa feminina. Por isso, incluir alimentos fonte de fibras nas refeições é praticamente obrigatório. Frutas, verduras, legumes, leguminosas (como feijão e lentilha) e alimentos integrais são excelentes opções para incrementar um dia saudável. Só não vale esquecer do consumo adequado de líquidos também, viu? O ideal é que todo mundo ingira ao menos 2 litros de água por dia.

  • Aposte nos probióticos

Os probióticos são micro-organismos vivos que têm como função estimular a proliferação de bactérias benéficas para combater outras bactérias que podem ser prejudiciais ao nosso organismo. Por isso, o uso de probióticos também pode ser uma boa estratégia para equilibrar a flora intestinal. Você pode encontra-los em leites, iogurtes ou suplementos probióticos que devem ser prescritos por um profissional de saúde.
As novas pesquisas sobre o assunto têm revelado que os probióticos também contribuem para um sistema imune mais fortalecido, o que pode ajudar a prevenir até mesmo algumas infecções ginecológicas mais comuns.

  • Ossos fortes com cálcio e vitamina D

Você sabia que a osteoporose em mulheres pós-menopausa é ainda maior do que nos demais públicos? Para ajudar a evitar esse tipo de problema, aposte em um bom consumo de cálcio ao longo da vida e dê atenção à vitamina D, absorvida pelo organismo quando estamos expostos ao sol. Ou seja, alguns minutinhos no sol por dia sem filtro solar em um horário seguro faz muito bem!
E aí, gostou? Essas são apenas algumas dicas gerais para o sexo feminino. Mas se você está em alguma fase diferente da vida, como é o caso da gestação e amamentação, é preciso ficar atenta em outros aspectos que você pode conferir aqui.
Vamos lá, meninas! Fazer boas escolhas e adotar um estilo de vida saudável não precisa ser difícil e pode ser muito gostoso!

O que você achou disso?

Alelo

Share
Published by
Alelo

Recent Posts

Maria Isabel, farofa de banana e mais: os pratos típicos de Cuiabá

Maria Isabel, paçoca de pilão, farofa de banana, arroz de pequi são alguns dos pratos…

1 dia ago

Pé na estrada: conheça os melhores passeios um pulo de Cuiabá

Fazer viagens curtinhas a passeio na região de Cuiabá é a certeza de curtir a…

2 dias ago

Como aulas de teatro podem ajudar melhorar sua relação interpessoal no trabalho?

A pergunta do dia é: você já considerou fazer aulas de teatro?  Pode até parecer…

3 dias ago

Os desafios na busca pela acessibilidade cultural

A cultura tem um papel essencial na inclusão social e por isso o debate sobre…

6 dias ago

Como o esporte pode ajudar no desempenho profissional?

O esporte traz diversos benefícios para a saúde, mas também pode ser muito vantajoso para…

7 dias ago

Deslocamento até o trabalho: o que diz legislação sobre as horas in itinere?

O termo horas in itinere é usado no “juridiquês” para tratar o deslocamento até o…

1 semana ago