Alimentação especial para uma rotina de exercícios

Você já montou o seu programa de treinos, mas ainda tem dúvidas sobre o que comer antes, durante e depois dos exercícios? Não se preocupe. No texto de hoje vamos dar dicas de como montar um cardápio bem simples.
Antes do treino
Fazer exercícios de barriga vazia não é nada saudável. A falta de alimento pode levar o organismo a um “racionamento de energia”, fazendo com que o corpo crie defesas por entender que as reservas de energia estão sendo gastas, mas não estão sendo repostas. Isso pode causar reações como mal estar, tontura, desmaios e fadiga precoce.
Por isso, antes de se exercitar, invista em alimentos que são fonte de carboidrato que irão te dar energia para não desanimar. Boas opções são frutas, barras de cereal, torradas e granola.
Alimentos ricos em proteínas (leite e iogurte) e fibras devem ser evitados, já que a sua digestão é mais lenta e pode provocar desconfortos durante os exercícios.
Além disso, é muito importante começar a atividade física com o corpo hidratado. Lembre-se de beber líquidos gradativamente durante todo o dia e, principalmente, duas horas antes de se exercitar. Dê preferência a água, sucos de frutas naturais e/ou água de coco. Em geral, 400 ml costumam ser suficientes para serem consumidos ao longo deste período.
Durante do treino
Quando nos exercitamos, perdemos liquido e sais minerais por meio do suor. Por isso, é essencial manter o corpo hidratado. Tenha sempre com você uma garrafinha de água filtrada e beba sempre que possível. Assim você evita indisposições durante os exercícios.
Quando o treino é mais intenso, é interessante repor também os sais minerais perdidos. Nesses casos, além de água, beba água de coco ou isotônicos.
Depois do treino
Quando o treino acaba, é hora de repor os nutrientes perdidos para ajudar na recuperação e descanso do corpo. Você pode optar alimentos fontes de carboidratos, proteínas e líquidos. Boas opções são os sanduíches naturais com queijo, peito de peru e salada. Para acompanhar e hidratar, suco de fruta natural é o ideal.
Agora que você já sabe a importância da alimentação na hora de fazer exercícios, o que acha fazer o seu lanchinho e partir por treino?

O que você achou disso?

Alelo

Share
Published by
Alelo

Recent Posts

Os desafios na busca pela acessibilidade cultural

A cultura tem um papel essencial na inclusão social e por isso o debate sobre…

2 dias ago

Como o esporte pode ajudar no desempenho profissional?

O esporte traz diversos benefícios para a saúde, mas também pode ser muito vantajoso para…

3 dias ago

Deslocamento até o trabalho: o que diz legislação sobre as horas in itinere?

O termo horas in itinere é usado no “juridiquês” para tratar o deslocamento até o…

4 dias ago

Supermercado é lugar de criança sim!

Fazer compras no supermercado representa uma oportunidade de promover uma educação financeira e alimentar aos…

5 dias ago

Como cuidar da pele sem gastar muito dinheiro?

Sim, é possível cuidar da pele sem apertar o bolso! Confira dicas da Alelo para…

6 dias ago

Diversidade e amizade: “Priscilla, Rainha do Deserto – O Musical” chega aos palcos em junho

O espetáculo estreia dia 7 de junho, em São Paulo. Reynaldo Gianecchini, Diego Martins, Verónica…

1 semana ago