O futebol é paixão nacional e disso ninguém duvida. Mas, uma pesquisa realizada pela Alelo, em parceria com o Ibope, que ouviu pouco mais de dois mil trabalhadores brasileiros (2131), revelou um dado surpreendente: dos 74% que disseram praticar algum esporte, 43% deles optam pela caminhada.
Dá uma olhada no ranking e veja qual é a preferência pelas demais atividades físicas.
- 43% dos entrevistados preferem caminhada;
- 21% musculação;
- 19% esportes coletivos (futebol, basquete, voleibol etc);
- 16% corrida;
- 8% natação.
Dá para ver que a caminhada tem caído nas graças da população brasileira, não é mesmo? Isso porque essa modalidade esportiva não depende de gastos financeiros, grandes habilidades e nem mesmo de preparação física prévia. Além disso, ela pode ser realizada por homens e mulheres, em qualquer lugar ou hora do dia, respeitando os seus limites e sem depender de ninguém.
É importante que você saiba que a prática regular da caminhada pode propiciar diversos benefícios à saúde, como melhoras no sistema cardiovascular, auxílio no controle de níveis de açúcar e colesterol no sangue, combate ao sobrepeso e obesidade, melhora da autoestima, entre outros.
Porém, se engana quem acha que caminhar é simplesmente sair andando por aí. O embaixador do nosso movimento, Márcio Atalla, dá algumas dicas para tornar a atividade ainda mais eficaz.
“Para caminhar é interessante sair unicamente com este propósito e reservar um tempo exclusivamente para isso – parar em lojas, supermercado ou dar um tempinho para conversar pode prejudicar os resultados do exercício”, afirma.
Além disso, ele indica que é importante estabelecer objetivos, como chegar a um determinado lugar, ou percorrer uma distância em um espaço menor de tempo, para ganhar disciplina e manter a regularidade esportiva.
Por último, é recomendável que você procure um profissional de educação física para que ele possa avaliar especificamente o seu caso e sugerir um treino adequado especialmente para você.
Sozinho ou acompanhado, a caminhada é uma excelente opção para incorporar uma atividade física ao seu dia a dia, não acha?