Não podemos evitar. A páscoa está chegando e, com ela, os irresistíveis chocolates, que já ocupam todos os supermercados. A vontade bate, e várias dúvidas surgem: chocolate diet não engorda mesmo? É verdade que chocolate faz bem para a saúde? Respondemos essas e outras perguntas abaixo. Confira!

Dúvidas sobre chocolate

Chocolate diet é uma boa opção para quem precisa perder uns quilinhos?

Como já explicamos por aqui, os produtos diet são aqueles destinados a pessoas que apresentam necessidades especiais, como os diabéticos, pois não contém açúcar.

Mas isso não quer dizer necessariamente que o chocolate diet seja mais saudável ou contenha menos calorias. Em alguns casos, esta versão do produto pode até apresentar maior quantidade de gorduras para manter o sabor, o que o torna mais calórico do que a versão tradicional.


Já ouvi dizer que chocolate branco não é chocolate mesmo. É verdade?

Por definição, o chocolate é o produto que apresenta ao menos 25% de cacau – seja ele em sua forma original, em pó ou a manteiga – em sua composição. Já o chocolate branco é aquele produto obtido a partir da mistura da manteiga de cacau com outros ingredientes e que apresente pelo menos 20% de sua composição proveniente deste derivado do cacau.

Para ambos os casos, os produtos podem apresentar recheios, coberturas, formatos e consistências variados. Portanto, a diferença é que o chocolate branco é feito a partir da manteiga extraída do cacau e que permite menor quantidade desta matéria-prima no produto final.


Quanto mais escuro o chocolate, melhor?

Esta é uma relação que costuma funcionar muito bem na hora de escolher o produto, pois a cor geralmente reflete a quantidade de cacau presente no chocolate. Considerando que o cacau é o principal componente benéfico do chocolate, o que apresenta propriedades antioxidantes bem definidas e uma composição de minerais significante, é interessante que o chocolate possua a maior quantidade possível deste ingrediente. Por isso, sempre que possível, opte pelos chocolates mais escuros.


O achocolatado pode ser considerado um tipo de chocolate?

A melhor forma de entender isso é pensar que o achocolatado é um produto feito à base de cacau em pó. No entanto, a quantidade de açúcar na composição dos achocolatados é muito maior do que os demais ingredientes, aparecendo inclusive em primeiro lugar nas listas de ingredientes. Por isso, precisamos ficar atentos para consumir este produto com moderação. Uma boa alternativas para substituir o achocolatado é o cacau em pó ou até mesmo a alfarroba em pó. Já experimentou algum destes?


É verdade que chocolate faz bem para a saúde?

Existem pesquisas que mostram algum benefício do consumo regular de chocolate para a saúde, especialmente do coração. No entanto, é importante entendermos que grande parte destes trabalhos utilizam chocolates com alto teor de cacau (70-85%), enquanto a maioria encontrada nos supermercados contém 25% de teor de cacau em sua composição. Mas isso não quer dizer que você precisa deixar de consumir chocolate. Para usufruir dos benefícios do cacau é só não exagerar na dose: prefira sempre as versões com maior quantidade de cacau em quantidades moderadas (2 a 3 quadradinhos).


Chocolate dá espinhas?

Este é um assunto discutido há muito tempo e, por incrível que pareça, não há evidências sobre a influência do chocolate na causa de acne. No entanto, um fato não podemos deixar de lado: uma alimentação variada e equilibrada, com consumo adequado de gorduras e açúcar, pode contribuir sim com uma pele mais saudável. Portanto, nada de exageros!

Veja outros assuntos navegando pela Alelo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.