Confira as dicas sobre comportamento organizacional e tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Leia agora!
Uma empresa funciona como um organismo vivo. Quando todos os elementos do organismo atuam em harmonia, o corpo é saudável, assim como quando todos os colaboradores da organização atuam em conjunto, a empresa é bem-sucedida.
No entanto, quando membros do organismo apresentam problemas, o corpo sofre como um todo (o entupimento de uma veia do coração, por exemplo, pode causar fadiga e falta de apetite). O mesmo ocorre nas empresas: quando todos não estão motivados e atuando em harmonia para os mesmos fins, isso se reflete em todas as áreas da organização, criando dificuldades para o seu sucesso.
O comportamento organizacional atua justamente para o bom funcionamento do organismo empresarial. Saiba mais a seguir!
Como vimos, a atuação de cada participante dentro do corpo da empresa é determinante para o sucesso da organização. Assim, o conceito de comportamento organizacional tem o objetivo de sintetizar a forma como cada colaborador e liderança atua de forma individual e conjunta no ambiente de trabalho.
A teoria do comportamento organizacional se refere às ações tomadas por indivíduos dentro do ambiente empresarial. Essas ações têm reflexos sobre o clima da empresa, as percepções dos colaboradores e seu compromisso com a missão e os valores da organização.
Existem dois principais níveis em que o comportamento organizacional pode ser percebido, sendo eles:
O nível individual visa entender os comportamentos de cada colaborador, determinando suas motivações no trabalho e a influência que exercem sobre a organização como um todo.
O nível coletivo trata sobre o comportamento em grupo nas organizações.
Busca entender as dinâmicas de interação entre os colaboradores e quais são os seus impactos sobre a organização como um todo.
Além dos dois níveis principais, existe também um terceiro nível de comportamento organizacional que merece destaque: o grupal.
No nível grupal são analisados separadamente os diversos setores da empresa em vez da organização como um todo – o que ocorre no nível coletivo.
Avalia a qualidade da comunicação e integração entre membros de um mesmo grupo, garantindo um ambiente mais saudável e, consequentemente, uma menor rotatividade de pessoal.
Por meio dos fundamentos do comportamento organizacional, é possível avaliar o ambiente corporativo e determinar pontos positivos dentro da empresa e comportamentos que precisam ser mudados.
Para isso, são analisadas algumas características da empresa. Tais quais:
Não deixe de conferir também nosso artigo sobre psicologia organizacional e saiba o que fazer para garantir um bom comportamento individual e coletivo na sua empresa, por meio do conceito de comportamento organizacional!
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